Topo

Na Grade do MMA

UFC arrisca tudo com sua galinha dos ovos de ouro. É melhor McGregor vencer

Jorge Corrêa

11/07/2015 06h01

#TeamMcGregor from #U2ieTour @thenotoriousmma

A photo posted by U2 Official (@u2) on


A missão do UFC nas últimas duas semanas foi das mais ingratas. Depois de gastar milhões e milhões de dólares para divulgar aquela que era para ser a maior luta dos últimos tempos, tiveram de convencer Deus e o mundo de que não ter José Aldo e sim Chad Mendes enfrentando Conor McGregor será tão grande e tão importante quanto.

Divulgaram que o público aumentou, que as vendas de pay-per-view estão ótimas e Dana White falou algumas dezenas de vezes que tudo estava uma loucura mas, pelo menos para nós brasileiros, há um enorme sentimento de frustração. O Ultimate está fazendo o papel deles de divulgar o evento como se fosse o maior de todos, mesmo sem o campeão linear no card.

Mas eles também estão colocando em risco uma das maiores fontes de renda da história recente do evento. Conor McGregor mostrou ter o potencial para gerar lucros ao UFC no mesmo nível de Brock Lesnar e Chael Sonnen. Mas com um grande diferencial: além de falar bem e ter o dom da provocação, ele é um lutador muito mais talentoso que seus antecessores.

Em pouco tempo, ele se tornou uma verdadeira galinha dos ovos de ouro que agora está em situação de all-in. Dana White e seus pares já perderam muito dinheiro com lesão e, por consequência, ausência de José Aldo. Colocar Chad Mendes no lugar do brasileiro e criar uma disputa de cinturão interino dos penas foi a maneira que encontraram de minimizar o prejuízo.

Onde entra a grande aposta: A ideia é manter a promoção sobre Conor em alta, não deixar que os fãs o esqueçam, além de capitalizar a febre gerada sobre os irlandeses. Vejam na imagem acima. Até mesmo o U2 mandou sua imagem de apoio ao lutador. McGregor se tornou um ídolo nacional rapidamente e pode ajudar o UFC a entrar em outros países europeus.

Uma vitória de Conor faria com que (1) ele finalmente provasse sua posição de desafiante número pelo cinturão dos penas ao bater seu rival mais gabaritado desde que chegou ao UFC e (2) aumentaria ainda mais a expectativa sobre uma possível luta contra José Aldo, uma unificação que aconteceria no final do ano em Las Vegas.

E se Chad vencer? Dana White vai ter uma enorme dor de cabeça, afinal, cabelos para arrancar ele já não tem. Por um lado, ele agradará uma boa parcela do mercado americano, mas vai frustrar milhões de pessoas ao redor do mundo que queriam ver o fim dos arranca-rabos entre McGregor e Aldo. Mais que isso, um terceiro combate entre o brasileiro e Mendes, depois de duas vitórias contundentes do campeão linear, teria pouquíssimo apelo.

Para se ter uma ideia, um fórum que conta com veteranos e respeitados especialistas em lutas nos Estados Unidos obteve a informação de que UFC já estimou seu prejuízo em caso de derrota de Conor McGregor: nada menos que US$ 45 milhões. Não é um número oficial, mas faria todo sentido. Mas ele não conta o rombo invisível que esse revés traria ao evento.

E o cinturão dos meio-médios?

No co-main event teremos o encontro de velhos conhecidos. Eles já se enfrentaram e é difícil vislumbrar um cenário muito diferente do primeiro confronto, em 2013. O campeão Robbie Lawler e o jovem desafiante Rory MacDonald têm tudo para fazerem um duelo muito parelho, definido nos detalhes. O dono do cinturão tenta sua segunda vitória contra o canadense em sua primeira defesa, depois de ter tirado o título das mãos de Johny Hendricks em dezembro.

Brasil solitário

Com a ausência do campeão José Aldo, a revelação Thomas Almeida será o único brasileiro no card. Com uma carreira invicta aos em 19 lutas com apenas 23 anos, o paulista pode conseguir contra o veterano Brad Pickett sua terceira vitória no UFC. Ele vem impressionando e já ganhou elogios públicos de Dana White. Com foco, pode chegar muito longe no evento.

Serviço – O UFC 189 será transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate. O card preliminar começa às 20h (de Brasília) e o principal às 23h. Você, amigo internauta, também poderá acompanhar todos os lances pelo Placar UOL Esporte ou no app UOL MMA, disponível para Android e iPhone.

CARD PRINCIPAL
Cinturão interino dos penas: Conor McGregor x Chad Mendes
Cinturão dos meio-médios: Robbie Lawler x Rory McDonald
Pena: Dennis Bermudez x Jeremy Stephens
Meio-médio: Gunnar Nelson x Brandon Thatch
Galo: Thomas Almeida x Brad Pickett

CARD PRELIMINAR
Meio-médio: Matt Brown x Tim Means
Meio-médio: Cathal Pendred x John Howard
Meio-médio: Mike Swick x Alex Garcia
Galo: Cody Garbrandt x Henry Briones
Mosca: Neil Seery x Louis Smolka
Leve: Yosdenis Cedeno x Cody Pfister

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA