Topo

Na Grade do MMA

Cinturão para Barão vale sossego de Aldo e retomada do domínio de seu time

Maurício Dehò

23/07/2015 06h00

O fim de semana é de Renan Barão e da sua chance de, enfim, retomar o cinturão peso galo do UFC, contra seu algoz, TJ Dillashaw. Mas não é só sobre ele que se desenha esta disputa de título. Os reflexos de uma vitória para a sua academia podem ser fundamentais, principalmente pelo potencial de dar um pouco de sossego ao campeão dos penas José Aldo.

Aldo vem numa fase complicada, com polêmicas, rusgas e questionamentos. Primeiro foi o caso do teste antidoping com um agente norte-americano que chegou à Nova União sem visto de trabalho e foi barrado. Depois, a lesão na costela que o tirou do UFC 189 e permitiu a Conor McGregor virar campeão interino e ganhar ainda mais moral. E, na última semana, sua recusa pública em aceitar a proibição da reidratação pós-pesagem via soro intravenoso.

Aldo sempre foi aquele campeão quietinho, que fazia seu trabalho com perfeição e, apesar de não ser o carisma em pessoa, tinha o respeito e a adoração de muitos.

Agora, definitivamente o manauara precisa deixar os holofotes, ter tranquilidade para se curar da lesão integralmente e botar a cabeça nos treinos, para encarar McGregor qualquer seja a data e local estipulados pelo UFC – o que deve rolar entre janeiro e fevereiro, certamente nos EUA.

E por isso que ele vai torcer como sempre nunca para Barão. O companheiro de treinos já dividiu as atenções, quando ambos dominavam os pesos galo e pena de forma tão dominante que já se falava que era questão de tempo para Aldo subir para os leves, Barão para os penas e Dudu Dantas, então campeão do Bellator, tentar a trinca chegando como peso pena no UFC.

Dillashaw apareceu, surpreendeu a todos com o baile que deu em Barão, Dudu foi derrotado no Bellator e todo o peso voltou aos ombros do filho mais ilustre da Nova União.

Além do que remete a Aldo, a academia tenta dar o troco à arquirrival Alpha Male. Neste ponto, o campeão dos penas já fez sua parte, vencendo pela segunda vez Chad Mendes em outubro passado. Agora, Barão precisa provar que a evolução dos rivais, que ficou clara com o resultado adverso contra Dillashaw – que fez um combate tipo "luta da vida" contra o brasileiro – não fica acima do seu potencial em uma noite em que se apresenta como o "verdadeiro" Renan Barão.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA