Topo

Na Grade do MMA

Ofuscadas, finais do TUF são marcadas por 2ªs chances e duelo de ‘classes’

Maurício Dehò

30/07/2015 13h40

Post com Vinícius Castro

Ronda x Bethe, Minotouro x Shogun, Minotauro, Demian, Pezão, Feijão, Gadelha… Só estrelas né? O UFC 190 tem esse card galáctico, instigante, mas acabou ofuscando uma outra atração: as finais do TUF Brasil 4.

Pesa para isso o fato de que essas lutas deveriam ter acontecido há um mês, mas foram adiadas… As decisões do reality show nas categorias galo e pena aconteceriam em Miami, naquele card em que o Lyoto Machida perdeu para Yoel Romero, mas um problema com vistos emitidos pelo consulado dos EUA impediu a viagem dos brasileiros, postergando os combates para o UFC 190.

Passado a polêmica, a gente vai conhecer no sábado, durante o card preliminar na HSBC Arena quem entra na lista de campeões do TUF e se junta a Cezar Mutante, Rony Jason, Léo Santos, Antonio Cara de Sapato e Warlley Alves. Vamos às lutas:

Pego galo: As segundas chances

A final da categoria galo deste TUF tem a curiosidade de se tratar, de diferentes formas, de dois lutadores que ganharam uma segunda chance no programa. Dileno Lopes participou da primeira edição do reality e caiu nas eliminatórias. Mais maduro, fez uma temporada segura para conquistar sua vaga na final. Com duas finalizações e uma vitória por pontos, ele prova que supera o fato de ser pequeno com sua potência para bater e derrubar.

"As coisas acontecem na nossa vida. Tive a possibilidade de viver essa experiência duas vezes e aproveitei ao máximo. É diferente, mas nunca desisti de treinar e do sonho de viver da luta. Sigo perseguindo isso e sábado será mais uma etapa da caminhada", disse ele.

Já Reginaldo Vieira foi eliminado, mas foi chamado de volta nesta edição do TUF. Ele venceu nas eliminatórias por finalização, foi para a casa, em Las Vegas, mas perdeu para Matheus Nicolau. Quando Giovanni Soldado se lesionou, não chamaram ele. Leandro Higo era a opção, mas recusou. E então a vaga caiu no colo de Reginaldo. Ele aproveitou sua chance e bateu em sequência Matheus Mattos e o favorito Bruno Korea, com sua maior arma, que é o jogo de chão (9 de suas 12 vitórias no profissional foram assim).

"Sou um cara sentimental. Sempre penso nas pessoas. Quando perdi a luta na casa só pensava na minha mulher e nas contas para pagar. Já recebi muita merreca para lutar e nem pensava em voltar para a competição. Treinei, ajudei os meus amigos e as coisas conspiraram ao meu favor", afirmou Vieira.

Peso leve: Duelo de classes

O legal da outra final do TUF não está só no octógono, mas nas histórias de fora dele, totalmente diferentes – e que mostram a diversidade da galera que chega ao MMA. De baixo, vem Fernando Bruno, o Açougueiro. Ele até hoje é cozinheiro em um hotel. Longe de ser novato, já tem 33 anos, 15 vitórias, duas derrotas e quase desistiu do MMA, em uma jornada bem dura.

"Perdi vários amigos, inclusive dois primos, mortos pelo tráfico. Ainda bem que tive pessoas que me guiaram para não seguir esse caminho", contou ele, ao site do UFC. Ao Combate, revelou que gosta mais de ser cozinheiro, mas precisa do dinheiro do MMA. "Quero ser um exemplo, sou o lado que deu certo na comunidade. Com o esporte eu mudei de vida, ganhei bolsa de estudo em colégio e estou realizando meu sonho". No TUF, o representante da Nova União venceu uma por finalização – sua especialidade – e duas por pontos.

Do outro lado, Glaico França pôde optar pelo MMA. Ele fazia duas faculdades, mas desafiou os pais para perseguir o sonho de se tornar um lutador. Estudante de Educação Física e Engenharia Ambiental, e jogou tudo pro ar. "A família sempre vai querer nosso melhor, mas não podia fazer uma coisa que não tinha vontade".

Glaico tem 12 vitórias e três derrotas, é bem mais jovem com 24 anos, e tem um bom jogo em pé. São seis vitórias por nocaute e cinco por finalização na carreira. No TUF, ele venceu suas três lutas por finalização, mostrando que chega com um jogo completo para a final.

Serviço – O UFC 190, na HSBC Arena, Rio, conta com a disputa de cinturão peso galo do UFC entre a campeã Ronda Rousey e a desafiante, também invicta, Bethe Correia, além de ter o duelo de técnicos do TUF Minotouro x Maurício Shogun, numa revanche do Pride, as duas finais do reality show e astros como Demian Maia, Minotauro e Pezão. A noitada começa às 20h, com o card preliminar. O principal tem início às 23h, com sete lutas. A Rede Globo anuncia o evento ao vivo a partir das 0h10, com quatro combates na íntegra. O Placar UOL acompanha todos os detalhes do evento.

Card principal:
Galos Feminino (cinturão): Ronda Rousey x Bethe Correia
Meio-pesados (técnicos do TUF): Minotouro x Maurício Shogun
Leves (final do TUF): Glaico França x Fernando Bruno
Galos (final do TUF): Reginaldo Vieira x Dileno Lopes
Pesados: Stefan Struve x Minotauro
Pesados: Pezão x Soa Palelei
Palhas feminino: Claudia Gadelha x Jessica Aguilar

Card preliminar:
Meio-médios: Demian Maia x Neil Magny
Meio-pesados: Rafael Feijão Cavalcante x Patrick Cummins
Médios: Warlley Alves x Nordine Taleb
Galos: Iuri Marajó x Leandro Issa
Médios: Vitor Miranda x Clint Hester
Galos: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA