Topo

Na Grade do MMA

Por que Ronda Rousey leva grande vantagem sobre Bethe Correia

Jorge Corrêa

01/08/2015 06h01

Ronda lidera card estelar em volta do UFC em grande estilo ao Rio

Os grandes sites de aposta do mundo são unânimes sobre a luta principal do UFC 190, no Rio de Janeiro, neste sábado. Ronda Rousey leva uma vantagem avassaladora sobre Bethe Correia como favorita. Se a brasileira vencer, cada dólar apostado nela virará 16. É o famoso "para quebrar a banca". É muito difícil de se ver esse tipo de número em uma disputa de cinturão.

Mas de onde vem toda essa vantagem da norte-americana? O primeiro grande motivo é sua técnica apuradíssima. Mesmo tendo apenas 11 lutas como profissional, ela atropelou todas suas adversárias e vem evoluindo a olhos visto. Tanto que venceu suas duas últimas lutas em 30 segundos. SOMADOS.

Mesmo que falem que ela tem um jogo muito simples ou apenas um tipo de golpe (sua infalível chave de braço), Ronda encontrou uma maneira de se tornar praticamente invencível. Ela não se importa de não dar um show ao estilo Anderson Silva se no final ela acabar como vencedora. A grande questão dela é bater todo mundo e, de preferência, muito rápido.

A maior falha em seu jogo sempre foi a trocação, mas nos últimos anos melhorou mundo sob a batuta do seu treinador Edmond Tarverdyan, que veio do boxe. Se antes era apenas queda de judô para ir para a chave de braço, agora ela ganhou um componente muito forte para se aproximar de suas rivais.

Não que Rousey tenha se tornado uma nocauteadora, longe disso, mas agora ela tem mais facilidade para diminuir a distância, com sequências de dois ou três golpes. Assim, consegue ainda mais rapidamente agarrar suas rivais para derrubá-las. No chão, luta como se tivesse enfrentando uma criança.

Mas Bethe também tem suas armas. A principal tem de ser a paciência. Ela não pode atacar a campeã de forma desorganizada, partir com tudo para cima. Como vimos nos dois últimos combates da norte-americana, isso dá muito errado para quem tenta. A brasileira precisa trabalhar a distância para usar sua trocação, que é melhor que da maiorias das rivais que Ronda já teve.

As melhores chances da desafiante serão se ela conseguir alongar a luta o máximo possível e não deixar a campeã se aproximar. É uma missão muito difícil, mas se ela mostrar uma garra proporcional as suas provocações, não será impossível.

Serviço – O UFC 190, na HSBC Arena, Rio, conta com a disputa de cinturão peso galo do UFC entre a campeã Ronda Rousey e a desafiante, também invicta, Bethe Correia, além de ter o duelo de técnicos do TUF Minotouro x Maurício Shogun, numa revanche do Pride, as duas finais do reality show e astros como Demian Maia, Minotauro e Pezão. A noitada começa às 20h, com o card preliminar. O principal tem início às 23h, com sete lutas. A Rede Globo anuncia o evento ao vivo a partir das 0h10, com quatro combates na íntegra. O Placar UOL acompanha todos os detalhes do evento.

Card principal:
Galos Feminino (cinturão): Ronda Rousey x Bethe Correia
Meio-pesados (técnicos do TUF): Minotouro x Maurício Shogun
Leves (final do TUF): Glaico França x Fernando Bruno
Galos (final do TUF): Reginaldo Vieira x Dileno Lopes
Pesados: Stefan Struve x Minotauro
Pesados: Pezão x Soa Palelei
Palhas feminino: Claudia Gadelha x Jessica Aguilar

Card preliminar:
Meio-médios: Demian Maia x Neil Magny
Meio-pesados: Rafael Feijão Cavalcante x Patrick Cummins
Médios: Warlley Alves x Nordine Taleb
Galos: Iuri Marajó x Leandro Issa
Médios: Vitor Miranda x Clint Hester
Galos: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA