Topo

Na Grade do MMA

5 razões para a liberdade condicional ser uma vitória para Jones e o UFC

Maurício Dehò

30/09/2015 11h52

Jon Jones viveu meses de incerteza, mas nesta terça-feira teve seu futuro decidido pela Justiça dos EUA. E não saiu tão caro assim. Após bater seu carro, ferir uma grávida, fugir sem prestar socorro e ter maconha e remédios achados no carro, o ex-campeão do UFC ficará um ano e meio em liberdade condicional. E isso já deve fazer o Ultimate arregaçar as mangas para planejar o retorno de um dos seus maiores nomes – que finha fazendo falta para a organização.

É claro que a vantagem mais visível da liberdade condicional está no nome da pena: Jones não ficará preso, poderá viajar a trabalho e, não pisando na bola, terá seus passos apenas acompanhados e poderá levar sua vida com certa normalidade. Terá a chance de treinar na sua academia, com seus parceiros e fazer uma preparação 100% adequada ao que está acostumado.

Mas há mais. Jones poder voltar a lutar mexe com outros nomes com o futuro do UFC, como os protagonistas do UFC 192, neste sábado, que querem uma revanche contra ele. Então, vamos a mais quatro razões para entender por que o ex-campeão "caiu para cima":

Timing precioso às vésperas do UFC 192
Na terça saiu a decisão e no sábado teremos a disputa de cinturão que foi do próprio Jones, entre o novo campeão, Daniel Cormier, e o sueco Alexander Gustafsson. Melhor timing, impossível. Agora, mais do que antes, a luta ganha ares de definidora do próximo adversário do norte-americano e ajuda a levantar um evento que, apesar de ter um ótimo combate, estava um tanto caído e com fraco apelo para o grande público.

Carta na manga para o UFC
Entre o fim deste ano e o começo do próximo, as maiores estrelas já estão com luta agendada. Mas ainda há lacunas de prestígio para serem preenchidas. A principal é a do fim de semana do Super Bowl, em que o Ultimate sempre organiza um evento grandioso. Com tempo para Cormier ou Gustafsson se recuperarem e para Jones aparecer em forma – já que ele está treinando normalmente -, faria todo o sentido dar ao ex-campeão seu retorno nesta data. Uma grande carta na manga para Dana e companhia.

Discurso casado com o Ultimate
Jon Jones aproveitou a sentença branda para se pronunciar pela primeira vez sobre o que aconteceu. E o tom adotado é o que todos esperavam. Ele vai retornar, e usou palavras de superação para passar esta mensagem. O teor do comunicado vai bem de encontro ao que o UFC prega em relação aos seus lutadores, de dar novas chances e confiar neles. Se ele fosse encarcerado, seria diferente. O mesmo já ocorreu, por exemplo, no caso de Anderson Silva. É de se supor, portanto, que o Ultimate considere que ele já está em dia com a Justiça e que, se ele se mantiver na linha, tem condições de voltar imediatamente a lutar.

Melhor jeito de recomeçar
Voltando àquele fator primordial de que cumprir pena em liberdade é um facilitador imenso para ele voltar a lutar, Jon Jones ganha a chance de passar por este recomeço lutando da forma mais tranquila possível. Em casa, ele vai se preparar para enfrentar a maior pressão que já teve sobre seus ombros. Vai suportar? Tudo indica que sim. Ele já teve a polêmica de ser pego com cocaína pouco antes de sua última luta e venceu como sempre, dando show. Agora, o caso é bem mais grave, e ele precisa de todas as armas que puder para voltar em alto nível.

Agora, está tudo nas mãos de Jon Jones. Seus tropeços anteriores foram abafados e ele nunca teve de se confrontar com a realidade dos seus erros. Agora, com 18 meses com a Justiça em seu pé e restrições pesadas, o ex-campeão tem de provar que pode ser um novo homem e que merece todas as chances que estão abertas para voltar a ser o melhor lutador de MMA do mundo.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA