Topo

Na Grade do MMA

'Fantasma' de Jones ressurge e esquenta 1ª defesa de cinturão de Cormier

Maurício Dehò

03/10/2015 06h02

Jon Jones passou uns meses quietinho, aguardando seu julgamento. Nesta semana, às vésperas do cinturão que foi seu ser colocado em jogo novamente, apareceu. E sua sombra vai se estender sobre o octógono do UFC 192, quando o atual campeão dos meio-pesados, Daniel Cormier, encarar o sueco Alexander Gustafsson, neste sábado, em Houston – a partir das 19h15, com canal Combate e acompanhamento do Placar UOL.

A pesagem: Gustafsson provoca campeão com beijinho; assista

O UFC já vinha sentindo falta de seu melhor lutador da atualidade, e o fato de Jones ter sido julgado nesta semana e sentenciado a 18 meses de liberdade condicional deram certo alívio à organização. Com esta pena, ele pode treinar, viajar e lutar. Assim, o combate entre as duas vítimas de "Bones" Jones tem tudo para definir o adversário da volta do ex-campeão.

Mesmo que o Ultimate ainda não tenha se pronunciado oficialmente sobre um retorno de Jones, olha só como ele está:

Apesar de ser um combate legal, Cormier x Gustafsson não vinha causando tanta comoção. Mas o peso desta levantada no nome de Jones esquentou o duelo, que tem a primeira defesa de cinturão por Cormier.

As perguntas são: quem terá a revanche com Jones e quando ela poderá ser marcada? O Ultimate precisa de estrelas para seus primeiros eventos de 2016, em particular o de gala que é montado no fim de semana do Super Bowl. E ter sua estrela de volta nesta data pode ser a solução perfeita.

O atual campeão derrotou Anthony Johnson em uma atuação arrebatadora. Apesar de quase ser nocauteado, dominou o rival na luta agarrada e o finalizou. Já Gustafsson tem de mostrar um grande poder de superação. Ele vem de derrota chocante para o mesmo Johnson, quando foi nocauteado em dois minutos, em frente à sua torcida. Em comum, eles têm lições a aprender de seus combates com Jon Jones.

Apesar de ter sido o cara que deu mais trabalho a Jones – a ponto de mandar o então campeão para o hospital com o rosto todo avariado -, Gustafsson tem no aspecto psicológico seu maior obstáculo e também terá de lidar com a mão pesada e o jogo de wrestling do ex-olímpico Cormier.

Na luta agarrada, o campeão tem feito seus rivais parecerem bonecas de pano, de Henderson a Johnson, passando pelo próprio Jones, que foi tirado do chão por ele. Resta ao sueco mostrar seu jogo fluído em pé, com um repertório rico de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Mas a pegadinha é fazer isso sem ser pego e derrubado por Cormier.

"Eu virei todas as pedras colocadas em minha frente nos treinos. Treinei com os melhores caras, com bons wrestlers, viajei, recebi convidados na academia… Fiz o melhor que podia", afirmou Gustafsson, prometendo: "Estou pronto. Ele vai enfrentar um cara com uma das melhores defesas de queda do UFC, não será fácil me derrubar. E em pé ele não tem a menor chance."

Cormier brincou: "Ele levou quem para treinar? Wrestlers suecos? Porque quando eu era atleta olímpico e tinha um sueco pela frente, eu já começava a pensar no rival seguinte. E também posso vencê-lo em pé. Assim que iniciarem a luta, eu vou pressioná-lo e acertá-lo direto na cabeça".

Sobre a sombra de Jones, o campeão sabe de sua existência, e tenta mantê-la distante. "Ele sempre paira por cima de nossa divisão, mas, em respeito a ele, é hora de deixá-lo se reconstruir. Talvez a pressão que ele sofreu causou esses incidentes. E, quando ele estiver livre para lutar, nós retomaremos essa pressão com tudo. Vamos ver o que acontecerá quando voltar a competir".

Além da luta principal, vale ficar de olho em duas lutas com potencial de erguer novos desafiantes a cinturão num futuro próximo: o ex-campeão dos meio-pesados Rashad Evans pega Ryan Bader e a campeã do TUF Julianna Peña enfrenta Jessica Eye, no peso galo feminino. A nota triste foi o cancelamento, um dia antes, do combate que seria o segundo mais importante da noite, entre Johny Hendricks e Tyron Woodley, por problemas no corte de peso do primeiro =(

Leia também:
Jones não luta, mas dá o caminho das pedras na luta pelo título do UFC 192
5 razões para a liberdade condicional ser uma vitória para Jones e o UFC
Campeã do TUF supera 'zicas' e aposta em passado quente para desafiar Ronda

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA