Topo

Na Grade do MMA

Exagerou? Explosão de Ronda na mídia e polêmicas testam foco da campeã

UOL Esporte

12/11/2015 06h01

TVs, revistas, ensaios, presenças, gravações… O pós-UFC 190 de Ronda Rousey foi o momento de maior estouro midiático já vivido pela norte-americana. Mas, tudo tem um preço, e ela precisará mostrar sábado, contra Holly Holm, o quanto será cobrada. Nos últimos meses, a campeã atendeu a todos esses compromissos e viveu duas polêmicas: o namoro com Travis Browne e o racha de sua mãe e seu técnico, que brigaram publicamente. Ah, antes que me esqueça, ela também teve que fazer outra coisa: treinar…

Algo fundamental na chegada do UFC 193 é lembrar que Ronda deveria ter mais tempo de descanso, mas foi chamada para salvar o card da Austrália. Robbie Lawler enfrentaria Carlos Condit na luta principal, mas uma lesão o tirou de ação. Assim, o Ultimate a convocou, com apenas três meses de distância de seu combate com Bethe Correia.

Ainda assim, embalada pelo nocaute-relâmpago no Rio, Ronda não recusou o combate e não tinha como fugir dos compromissos que pintaram.

Desde agosto, ela:

– Foi ao programa de Jimmy Fallon
– Foi ao programa de Ellen Degeneres
– Participou, na bancada, do Sportscenter, jornal da ESPN nos EUA
– Fez um ensaio para a revista Self
– Viajou à Austrália para evento promocional da abertura da venda de ingressos do UFC 193
– Recebeu a imprensa em sua academia para mais uma coletiva em promoção ao UFC 193
– Treinou vestida de Pikachu para a ESPN
– Deu entrevistas a jornais e revistas – com direito a dicas de sexo polêmicas à Maxim
– Virou capa da The Ring Magazine, maior revista de boxe no mundo – para desgosto de alguns fãs da nobre arte
– Virou esse especial bacanudo do UOL Esporte (tudo bem, isso não gastou o tempo da Ronda, mas valeria os minutos de leitura =] )

Generated by IJG JPEG Library

(Getty Images)

Essa lista é das coisas positivas, mas que ainda podem mexer com a cabeça de um atleta, que, é claro, precisa focar em treinar, se preparar, fazer um camp perfeito para seu próximo desafio.

Mas ainda houve os fatos negativos. Um – talvez positivo para ela, mas encarado com ceticismo por muitos – foi o começo do namoro com Travis Browne. Ele é acusado de ter agredido sua ex-namorada e chegou a ser suspenso pelo UFC. Ronda é uma feminista do tipo que faz ativismo, e essa combinação gerou polêmica.

O outro foi a lavação de roupa suja de sua mãe, AnnMaria De Mars e seu técnico, Edmond Tarverdyan. AnnMaria foi a público dizer que odeia Edmond e que passaria por cima dele, alegando que ele trata mal mulheres e lembrando que, nos primeiros meses de Ronda na academia, ele simplesmente se recusava a treiná-la. Ronda e o treinador silenciaram sobre o tema.

AGRESSIVA TAMBÉM NO VISUAL, RONDA SE VESTE BEM?

UOL Esporte


Salientando, novamente, tudo isso acontece num intervalo de menos de dois meses. Um ser humano normal provavelmente estaria com a cabeça bagunçada e zunindo diante de tanta coisa. Ronda é diferente.

É natural questionar: "mas será que ela não exagerou? Será que no meio de tudo isso ela está de fato treinando e focando na sua próxima rival?". Talvez por isso mesmo Ronda tenha começado a cerca de um mês a postar vídeos e fotos de seus treinos – wrestling, boxe, judô, natação e até subidas de escadas para forçar o aeróbico.

Por enquanto, parece que as coisas estão sob controle. Ronda é experiente nessa posição de ser estrela. Desde que entrou no UFC, o burburinho em volta de si é enorme. Agora, apenas subiu a novos patamares. E olha que desta vez ela nem precisou se dedicar à sua segunda profissão, como atriz, já que os projetos no cinema ficaram engavetados para depois do UFC 193. Neste ano, ela já figurou em "Entourage" e "Velozes e Furiosos 7".

Se Ronda voou alto, quem ficou rasante, quase fora do radar, foi a desafiante Holly Holm. Ela, que foi uma estrela do boxe, agora tem posição mais humilde no MMA. Para Ronda, "Holm vai aproveitar muito mais sua vida se não tiver o cinturão. A vida de campeã não é para todo mundo". Sábado veremos se a vida de campeã afetou Ronda, ou se ela seguirá como a lutadora mais dominante da atualidade.


UFC 193 – 14/11 – Melbourne (AUS)
14 de novembro, em Melbourne (AUS)

Card principal
Galo: Ronda Rousey x Holly Holm, pelo cinturão
Palha: Joanna Jedrzejczyk x Valerie Letourneau, pelo cinturão
Pesado: Mark Hunt x Antônio Pezão
Médio: Uriah Hall x Robert Whittaker
Pesado: Stefan Struve x Jared Rosholt

Card preliminar
Leve: Jake Matthews x Akbarh Arreola
Meio-médio: Kyle Noke x Peter Sobotta
Meio-pesado: Anthony Perosh x Gian Villante
Mosca: Richie Vaculik x Danny Martinez
Meio-médio: Brendan O'Reilly x James Moontasri
Médio: Daniel Kelly x Steve Montgomery
Meio-médio: Richard Walsh x Steven Kennedy
Mosca: Ben Nguyen x Ryan Benoit

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA