Topo

Na Grade do MMA

Ronda estreou no MMA com vitória relâmpago e no peso de Cyborg; assista

UOL Esporte

14/11/2015 12h01

Ronda Rousey não foi rapidinha só nas últimas quatro lutas, que somaram apenas 2 minutos e dez segundos de ação no octógono do UFC. A estreia da lutadora no MMA, ainda como amadora, também teve vitória relâmpago. O combate, que marcou seu adeus definitivo ao judô, acabou em apenas 23 segundos e tem como curiosidade o peso da lutadora – que enfrenta Holly Holm na categoria galo no UFC 193, neste sábado.

Em 6 de agosto de 2010, a norte-americana venceu a compatriota Hayden Munoz, em um evento amador, chamado "Combat Fight League: Ground Zero". Ronda fez três lutas amadoras antes de ir para o profissional, e venceu todas.

Na biografia "Minha Luta, Sua Luta", Ronda conta que teve que lutar com 68kg (atualmente, ela é do de até 61kg) por exigência de Munoz. A rival sequer conseguiu bater o peso, mas a ex-judoca aceitou o desafio, ainda que estivesse abaixo daquele limite, com cerca de 66 kg.

Curiosamente, isso mostra que Ronda já fez combates acima da categoria galo diversas vezes, ainda que se recuse a aceitar um combate contra Cris Cyborg, uma peso pena (justamente de 66kg) que tem tentado incessantemente descer para a categoria galo para encarar a norte-americana.

Para aquele combate, Edmond Tarverdyan, técnico de Ronda, foi certeiro na previsão: "Olhe, esta garota faz kickboxing. Ela vai tentar chutá-la imediatamente. Entre, pegue a perna e derrube-a. Use seu judô, nada mais. Apenas seu judô", falou o treinador para a norte-americana, de acordo com a biografia.

E foi isso que aconteceu. Em 23 segundos, já estava com a chave de braço que a tornou famosa apertada.

Blogueiros analisam a disputa de cinturão

UOL Esporte

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA