Topo

Na Grade do MMA

Técnico brasileiro de Holm revela susto durante a luta e a compara a Jones

Maurício Dehò

21/11/2015 06h01

Pode parecer que Holly Holm precisou apenas contar com seu afiadíssimo repertório em pé, com socos e chutes, para sair vencedora e tomar o cinturão do UFC de Ronda Rousey, no UFC 193. Mas, um detalhe da luta que se desenrolou no chão tem de ser salientado, já que a norte-americana conseguiu escapar da traiçoeira chave de braço da agora ex-campeã.

Quem se arrepiou todo neste momento foi Rafael Barata Freitas, o brasileiro que é responsável por treinar o jiu-jítsu e que tentou dar a ela justamente o traquejo para sair desse tipo de perigo. Deu certo, o movimento certamente frustrou Ronda e todo o resto da luta foi favorável a Holm, que conquistou o nocaute no segundo round.

123"Vou falar a verdade. Fiquei bem nervoso, porque o braço dela estava enroscado nas costas o que faz a saída ficar mais difícil. Mas, nós treinamos muito as defesas, foram horas e horas trabalhando aquela mesma situação ali, então fiquei muito orgulhoso de ver a Holly reagindo perfeitamente e escapando o braço no momento certo", contou Barata, ao Na Grade.

O jogo de chão de Holm é meio que uma incógnita. Mas Barata garante que ela tem experiência suficiente não só para se defender como para finalizar. A comparação que faz é com Jon Jones, também iniciante, se levada em conta a cor de sua faixa.

"A Holly sempre treinou um jiu-jítsu voltado para o MMA. Então ela tem um conhecimento muito bom de luta agarrada especialmente nas regras e estratégias do MMA. Nessas regras acredito que ela seja capaz de finalizar ou nocautear qualquer uma no chão, pode ser a faixa que for. Ela é igual o Jon Jones: faixas brancas capazes de finalizar faixas pretas", opinou.

Barata conhece Holm desde 2013, quando passou a frequentar a academia de Greg Jackson e Mike Winkeljohn, ao lado de gente como Jones, Alistair Overeem, Donald Cerrone e outros.
"A Holly é uma pessoa bem humilde, possui um carisma e um coração muito grande. Ela é extrovertida e bem brincalhona, não tem um treino que a gente não dê risada. Ela é o orgulho da cidade de Albuquerque no New México, onde ela vai ela é adorada por todos. É o modelo de pessoa que você gostaria que sua filha se espelhasse.

A luta com Ronda e a revanche

Barata disse algo que já vinha sendo falado por Holm e seu time: que a estratégia e o trabalho dos técnicos, somado à aplicação perfeita da norte-americana definiu a conquista do cinturão.

"A Holly foi espetacular, fez uma luta perfeita. Anulou os pontos fortes da Ronda e, com muita sabedoria, fez com que a Ronda lutasse a luta dela. Eu acho que o mais importante para o resultado foi o trabalho desenvolvido pelos técnicos durante a preparação. Todos os técnicos vieram com ideias e técnicas perfeitas para evitar o jogo da Ronda e o mais interessante foi que tudo que trabalhamos aconteceu na luta. Então o trabalho em equipe foi essencial para a vitória, ainda que o crédito seja todo para a Holly, pois ela que foi lá acreditou e executou.

É claro que Barata aposta na pupila quando vier uma revanche – opção que o UFC já deixou claro ter como principal para 2016. A chave para um novo sucesso vai ser a mesma: trabalho.

"Não tem segredo. É se manter focada, trabalhando duro, e continuar evoluindo em todos os aspectos do jogo. A Ronda é uma lutadora fenomenal e muito perigosa como várias outras da categoria. Mas estaremos preparados.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA