Topo

Na Grade do MMA

GSP já esteve no lugar de Ronda, e diz o que esperar do futuro da ex-campeã

Maurício Dehò

28/11/2015 07h20

Uma estrela ainda em ascensão, com o céu como limite. Poderíamos estar falando de Ronda Rousey, mas também foi o caso de Georges St-Pierre. Em comum, ambos agora sabem o que é ser derrotado quando ninguém esperava. O canadense soube se levantar. Ronda saberá?

GSP falou ao podcast de Chael Sonnen sobre o nocaute sofrido pela agora ex-campeã na luta contra Holly Holm, pelo UFC 193. E, apesar de dizer que é difícil prever como Ronda reagirá a tudo o que viveu naquela noite na Austrália, vendo seu domínio cair abruptamente, analisou a situação da norte-americana.

"É difícil dizer o que vai acontecer, depende do estado mental dela. Quando você é nocauteado… Não posso falar por ela. Posso falar por mim. Eu fui campeão e perdi uma luta para mim mesmo. Eu não era grande como Ronda, ela é mainstream. E quando eu perdi aquela luta, eu fiquei tão bravo comigo mesmo… Eu precisei de três semanas para sair dessa situação", relembrou St-Pierre.

O combate em questão foi contra Matt Serra, no UFC 69. Era a primeira defesa de cinturão, com o nome de GSP em alta depois de ele vencer o título em uma revanche com o grande Matt Hughes. Serra não era ninguém, mas nocauteou o canadense. "Quando perdi para Serra, eu nunca tinha esperado ser derrotado naquela noite. Naquela noite, eu lutei com um cara que fez uma luta melhor. Mas eu acreditava em mim, e sabia que não lutei a melhor luta que podia. Pode ser o mesmo com ela."

Apesar disso, ele indica que há salvação. O exemplo mais forte é ele, que voltou a enfrentar Serra mais tarde, recuperou o cinturão dos meio-médios e nunca mais perdeu. "Se ela for para o caminho certo, ela pode voltar mais forte do que nunca".

Sobre uma possível mudança de técnico, ele não mostra muita empolgação nessa opção. "Às vezes não é seu dia e o seu oponente está no melhor momento. Não sei se ela precisa de uma troca de técnicos. Ela estava muito confiante, então talvez seja uma troca de estratégia. Porque ela costumava dominar as lutas, mas encontrou a pessoa melhor preparada que teve na carreira. Ela não conseguia se aproximar e se frustrou. Mas temos de dar o crédito a Holly Holm."

O canadense refletiu na situação de Ronda e é curioso como, mesmo tendo vivido algo parecido, diz não se reconhecer nela, já que a lutadora transcendeu o mundo do MMA para virar uma estrela mainstream.

"Ronda, em todos os lugares que ela vá, é reconhecida. E o MMA é um esporte brutal. Quando você perde, perde mal… É um lugar duro de se estar. Eu gosto de Holly Holm, mas simpatizo com Ronda. Eu não sei o que ela está passando, eu era campeão, mas ninguém me conhecia tanto quanto ela. Mas imagino quão louco é", concluiu GSP.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA