Topo

Na Grade do MMA

‘Monstro’ do jiu-jítsu que perdeu 60 kg estreia no MMA em evento com Fedor

UOL Esporte

29/12/2015 06h01

Enfim a gigante – literalmente – do jiu-jítsu Gabi Garcia fará sua estreia no MMA. Com seu 1,87 m de altura e um cartel grandioso na arte suave, ela há algum tempo já vem afiando outras modalidades e, depois de um bom tempo negociando sua primeira luta, a gaúcha luta neste dia 31, no Rizin Fighting.

O evento é organizado pelo mesmo chefe do Pride – e vem até sendo chamado, com exagero, de Novo Pride. Então, a estreia de Gabi é com pompa, até porque o astro principal da noitada é o russo Fedor Emelianenko.

Foto: Instagram

Foto: Instagram

Gabi enfrentará outra estreante no MMA, Seini Draughn, mais conhecida por Lei'D Tapa, que vem da luta livre encenada. Ela treina na American Top Team, casa de astros como Robbie Lawler. O combate será em peso até 93 kg, e a norte-americana é 7 centímetros mais baixa que a brasileira.

O combate marca um ponto interessante na trajetória do MMA feminino. Já uma realidade por tudo o que Ronda Rousey fez, o setor feminino da modalidade ainda busca consistência em pesos maiores. A própria Cris Cyborg, que luta com 66 kg, tem dificuldades, imagine então alguém que não pesará menos que 90 kg… Ainda assim, se as lutadoras mostrarem ser tecnicamente boas, pode ser um início de algo maior.

A trajetória de Gabi

4

Foto: Instagram

Curioso e legal de conhecer, mesmo, é a história de Gabrielle Garcia, que sempre foi uma garota corpulenta. Algumas vezes, isso virou problema. Ela chegou a ficar muito acima do peso, mas conseguiu cortar cerca de 60 kg. De gordinha, hoje posta fotos com o corpo escultural – com direito a próteses de silicone – e posa como exemplo para quem quer mudar de vida.

Dona de nove medalhas em mundiais de jiu-jítsu, Gabi cresceu em Porto Alegre e depois foi para São Paulo. Quando era criança, sofria por conta do tamanho.

"Eu sofria o tal do bullying, que nem se chamava assim, por ser maior que as outras crianças. Na verdade, eu sempre encarei bem, nunca tive problema com o meu tamanho e o esporte me ajudou a aceitar isso. Mas crianças são terríveis, então me provocavam e eu batia nelas", contou a lutadora.

Ela chegou a praticar hóquei, profissionalmente, mas se achou no jiu-jítsu, a convite de um tio. Treinando principalmente com homens, passou a dominar os quadros de medalhas no jiu-jítsu. O peso, no entanto, era um problema.

2

Foto: Instagram

Há cerca de seis anos, Gabi chegou a pesar perto de 150kg. E viu isso atrapalhar seus resultados."Perdi a primeira vez no Mundial e não conseguia mais ganhar. As pessoas me julgavam. E eu resolvi baixar", explica ela, que à época conseguiu evoluir sua condição física e começar sua série vitoriosa, interrompida apenas por outra subida na balança, quando ficou fora do esporte para se recuperar de uma troca nas próteses de silicone. Depois disso, passou a cortar quilos e quilos, até chegar à versão sarada de hoje.

Recentemente, Gabi partiu para os Estados Unidos para treinar. Amiga de gente como o campeão do UFC Fabrício Werdum, afiou a trocação com Rafael Cordeiro, responsável por transformar o gaúcho, um ás do jiu-jítsu, em um excelente lutador em pé.

Toda a jornada é registrada nas redes sociais. Gabi é ativa no Instagram e no Snapchat, sempre postando "antes e depois" de seu corpo, detalhando a rotina pesada de dietas e treinos e também deixando transparecer seu lado feminino, algo que a gaúcha não larga mão, mas que ficará de lado nos minutos em que estiver em cima do ringue no Japão, nesta quinta-feira.

*O Rizin deve começar por volta das 4h da manhã no Brasil e deve ter suas lutas principais a partir das 11h, também de Brasília. O Fox Sports deve passar o evento, mas em VT, após sua realização, a partir de 13h. Gabi fará a sétima luta da noite (por lá).

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA