Topo

Na Grade do MMA

Nem Dana concordou. Vitória polêmica pode render revanche ou aposentadoria

Maurício Dehò

03/01/2016 10h51

Parece uma escrita que a categoria meio-médio não consegue quebrar: as vitórias por pontos discutíveis. Na madrugada deste domingo, mais uma disputa de título no peso que já teve como Georges St-Pierre como campeão acabou em decisão dividida dos juízes laterais. Robbie Lawler bateu Carlos Condit – mas apanhou também. Tanto que nem Dana White concordou com o resultado. E isso pode gerar até mais uma revanche para 2016, se Condit não se aposentar.

Lawler e Condit abriram o 2016 do UFC com pompa, uma já esperada guerra em pé, com muita porrada de lado a lado e um bocado de sangue. O quinto assalto, em especial, foi memorável, com trocação franca, e levou a um resultado de 47-48, 48-47 e 48-47 em favor do campeão, que defendeu o cinturão pela segunda vez.

Mal acabou a luta, e começou a discussão sobre a decisão por pontos. Parte do público vaiou, considerando que Condit foi melhor.

"Foi uma luta próxima, há uma chance de eu ter sido melhor. Mas não vou me apoiar nisso, mesmo no quinto round, se você acha que está vencendo, você precisa continuar batendo. Eu achei que eu tinha três rounds, mas é por isso que você não pode deixar na mão dos juízes…", afirmou Condit.

O campeão pediu: "Carlos é um baita cara, vem de uma das melhores equipes do mundo. Teve uma grande estratégia e foi bem na luta. Tivemos dois vencedores esta noite, vamos fazer isso de novo!".

Dana White foi um que discordou da decisão: "Nós não decidimos as lutas aqui, mas realmente foi uma lutaça. Acho que Condit fez a luta da vida dele, ele tentou aplicar cerca de 500 golpes significativos esta noite, é uma loucura. Para mim, foram 3 rounds a 2 para o Condit, mas não sou juiz, ninguém dá a mínima para o que penso. Tenho respeito por Robbie, ele fez o que tinha que fazer no quinto round e foi um dos melhores de todos os tempos."

"Para mim, Condit ganhou o primeiro e Lawler o segundo. Aí depende do terceiro round, em que Condit estava melhor no começo, mas desacelerou. Aí dei ao Condit o quarto e a Lawler o quinto", analisou o presidente do UFC. "Carlos foi bem, ficou bem na distância, usou sua envergadura. Naqueles socos e cotoveladas giratórios, ele ficou perto de pegar Lawler."

Entre os lutadores, a admissão de que o resultado foi parelho, e uma reclamação não muito contundente de Condit. Lawler prontificou-se a uma revanche – que seria mais uma das várias de 2016, como Holm x Ronda, Werdum x Velásquez etc.

Apesar desta expectativa de revanche, Condit surpreendeu ao dizer que, em vez de um reencontro com Lawler, seu futuro pode ser se retirar. O ex-campeão interino dos meio-médios disse: "Não é bem algo emocional, não estou abatido. Não sei. Tenho de evoluir, mas há a possibilidade de estar ter sido minha última luta. Vamos ver… Eu estou aqui há muito tempo, mais de 40 lutas de MMA e kickboxing, Esta noite era meio fazer ou morrer em minha carreira, eu sinto que estava jogando de 'all-in'. Se conquistasse o cinturão, continuaria lutando; se não, como não ocorreu, eu preciso ver se vou continuar com isso."

Dana prefere aguardar: "Carlos estava dizendo que deve parar, e Robbie disse que lutaria de novo contra ele e tenho certeza que Carlos também, se não se aposentar. Eles fizeram uma guerra. Vamos ver como se sentem nos próximos dias", ponderou."

Com o resultado, Lawler passa a ter duas defesas de cinturão entre os meio-médios. Outros nomes que podem surgir em seu futuro são Tyron Woodley ou Johnny Hendricks, de quem tomou o cinturão em 2014.

Veja os números da luta – que mostram que Lawler deu menos golpes no terceiro assalto, mas foi mais preciso:

12

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA