Topo

Na Grade do MMA

Lesão de Velásquez corrige erro do UFC em primeira defesa de Werdum

Jorge Corrêa

25/01/2016 11h30


Os fãs um pouco mais assíduos do UFC nos últimos anos não deve mter ficado muito surpresos quando na noite passada Dana White anunciou que Cain Velásquez tinha sofrido uma lesão nas costas e estava fora da disputa do cinturão dos pesados. Agora, o campeão Fabrício Werdum enfrentará Stipe Miocic na luta principal do UFC 196, em 6 de fevereiro, em Las Vegas.

O ex-campeão tem um longo histórico de contusões e combates cancelados em cima da hora – até por isso Werdum ficou muito tempo sem lutar e como campeão interino. Agora, não há qualquer tipo de previsão para volta de Cain, que terá de tratar um problema no nervo ciático.

Mas essa ausência de Velásquez corrige uma decisão bem contestável, para não falar errada, de dar uma revanche imediata ao norte-americano de ascendência mexicana. Cain não ficou muito tempo como campeão, para ter esse prêmio de maneira indiscutível, e ainda levou uma tremenda surra do brasileiro, o que deveria devolvê-lo para o meio da fila da categoria.

Dana White e seus pares não tem uma regra muito clara sobre como eles dão revanches imediatas para ex-campeões longevos. Anderson Silva, por exemplo, ainda no octógono teve sua chance depois de perder para Chris Weidman. Já José Aldo pode não enfrentar Conor McGregor em seu próximo combate. As decisões são muito subjetivas.

As revanches imediatas são dadas normalmente para quem foi campeão por muito tempo ou perdeu de maneira apertada. Cain Velásquez não teve nem um e nem outro. Werdum chiou bastante na época e muita gente não viu justiça na decisão. Mas o evento bateu o pé e marcou o combate, que acabou sendo cancelado no último domingo.

Miocic já tinha garantida a chance de title shot depois de (1) Cigano ter perdido no fim do ano para Alistair Overeem e (2) ele próprio ter nocauteado Andrei Arlovski em apenas 54 segundos no início de 2016. Mas ninguém sabia quando essa chance viria. Veio bem rápido.

Stipe disse à ESPN dos EUA que foi avisado ontem mesmo da chance que teria e resolveu agarrá-la mesmo faltando apenas duas semanas para o combate. Mas avisou: está preparado. Sabendo do histórico de Velásquez com as lesões, ele explicou que voltou para os treinos apenas dois dias depois de seu último combate.

Agora, que Cain tenha de comer um pouco de grama antes de ter uma nova chance de disputar o cinturão. A categoria agradece e nomes como Overeem ou Ben Rothwell já podem sonhar com o title shot em breve.

Miocic fala

Já se preparando para o combate, Stipe mandou um recado para Fabrício Werdum. "Estou super empolgado com esta chance e vou mostrar a todos que mereci a chance quando eu trouxer o cinturão para Cleveland. Me sinto bem, estou pronto para isso. Ele é um cara duro. Ele é o campeão, venceu os melhores caras do mundo, é muito bom no chão e tem melhorado a cada luta. Mas ele ainda não viu nada como eu ainda."

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA