Topo

Na Grade do MMA

Anderson Silva inclui no repertório arte marcial que já foi secreta

Maurício Dehò

25/02/2016 06h02

Conheça a arte marcial que chamou a atenção do Spider

UOL Esporte

Há nerds por computadores, por games, por música… E um nerd por lutas. Anderson Silva pode ser chamado de um estudioso de artes marciais. É por isso que, aos 40 anos, ele se iniciou em mais uma, meses antes de retornar de uma suspensão por doping e enfrentar Michael Bisping no UFC, em Londres. A modalidade da vez é chamada simplesmente de arte marcial filipina, ou kali (também conhecida como arnis ou eskrima, dependendo da região). E ela já foi secreta.

Faixa-preta em jiu-jítsu e versado em boxe, muay thai, wrestling, taekwondo e no chute de Steven Seagal, Anderson se interessou nesta arte marcial e procurou o mestre Willie Laureano, um filipino que mora nos Estados Unidos e espalha por lá os ensinamentos baseados em mais de oito séculos de práticas.

tumblr_m1q28fV9Zf1qbkauvO kali, na verdade, tem pouco em comum com qualquer luta que forma o "estilo" do MMA, já que tem origem militar e foi desenvolvida nas Filipinas para proteger as ilhas do país de invasores. Portanto, armas são encorajadas e fazem parte dos ensinamentos, hoje aplicados em aulas de autodefesa e em rigorosos treinamentos para polícia e Forças Armadas dos EUA. Os movimentos de defesa acabam levando a noções de luta em pé e agarrada, sempre com agilidade e fluidez – e algumas vezes intensidade letal.

Em certos momentos de colonização espanhola, a modalidade era escondida e tratada como secreta pelos praticantes, mas passou a ser difundida depois da 2ª Guerra Mundial.

O mestre

Eu bati um papo com o entusiasmado Willie Laureano, que é quem recebeu Anderson em julho de 2015 para passar seus ensinamentos ao ex-campeão do UFC. Curiosamente, a dupla já se conhecia de vista.

Anderson Silva com o técnico Willie Laureano

Anderson Silva com o técnico Willie Laureano, filipino de 53 anos

"Um dos meus alunos treina com Anderson e um dia eles tiveram uma conversa sobre a arte marcial filipina. Como o Anderson é um artista marcial, ele quis saber o que essa arte poderia lhe oferecer. O engraçado é que o conheço há uns dez anos, quando ele veio pela primeira vez na academia em que dou aulas, quando se preparava para enfrentar Rich Franklin e foi trazido pelos seus empresários. Sempre nos víamos, mas nunca conversamos sobre a arte marcial filipina, então ele se surpreendeu quando apareceu e era eu quem daria aula", contou o filipino de 53 anos.

Laureano aprendeu artes marciais em Manilla, desde a escola, e teve muita influência dos filmes de Bruce Lee. Quando viajou aos Estados Unidos, com 16 anos, passou a ser instrutor. Mas só agora ele entra no mundo do UFC, com o desafio de colocar um sistema antigo em prática na moderna mistura de artes marciais.

"Ela é ensinada com armas: movimentos de facas, espadas, bastões, e com isso aprendemos movimentos das mãos na luta agarrada. Foi desenhada para ser desenvolvida contra múltiplos oponentes e hoje é ensinada para forças especiais no mundo todo", explica Laureano, que vai além. "Os movimentos de lutas são universais, então, acredito que sempre há algo que podemos achar praticando outra arte marcial. Às vezes você já executava algo, mas não sabe dar nome, explicar, e estudar uma nova modalidade ajuda na evolução."

Mas… E aí, Anderson?

Legal. Mas, se é uma arte marcial baseada em armas, como Anderson vai botá-la em prática no MMA? Willie Laureano riu da pergunta. E afirmou que só com o tempo alguns movimentos passam a ser naturais, orgânicos. Se isso já tiver acontecido, se esses golpes tiverem entrado no "cardápio" de Anderson, poderemos ver algo contra Bisping.

"Anderson tem treinado comigo por poucos meses, então eu disse para ele especificamente que a ideia era tornar as coisas algo orgânicas .Se sair algo, saiu. Eu estou dividindo o que posso com ele. Ele ama esses treinos, tem falado muito deles, gosta do sistema, treina com um sorriso no rosto e gosto muito do tempo em que estamos juntos. De alguma forma, alguns dos nossos ensinamentos sempre estiveram no MMA, seja como arte marcial filipina, seja de outra forma como são conhecidos em outras lutas."

10401914_10153404493759423_1548789179771981066_nLaureano deixa as expectativas baixinhas. Mas sabe que, se for para alguém colocar o nome de sua arte marcial no topo, não há melhor garoto-propaganda que Anderson Silva. Lembra o que aconteceu quando ele teve umas aulinhas de Steven Seagal?

"Se alguém pode usar algo da nossa arte no UFC, é ele. Estou ansioso por essa luta. Anderson está bem preparado de uma forma tremenda para essa luta. Ele está tão conectado ao trabalho, tão focado, que, pelo que vejo, está numa condição fantástica, totalmente pronto para mostrar quem é e dar uma visão do próximo nível do Anderson Silva", afirmou ele, que encerrou explicando o que é esse próximo nível:

"Será uma mistura do que nós gostamos do antigo Anderson Silva com um novo Anderson Silva. Nós podemos não reconhecer a diferença, mas ele sabe. Ele está muito mais maduro. Não só na idade, mas como ser humano, como estrategista e como artista marcial… Acho que veremos um novo Anderson, no corpo de um 'jovem' de 40 anos."

Anderson Silva mostra – ou não – seu novo repertório no sábado. O UFC de Londres, onde ele encara Michael Bisping começa às 14h45 (de Brasília), com o card principal sendo disputado às 18h. Acompanhe tudo no Placar UOL e no aplicativo UOL MMA.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA