Topo

Na Grade do MMA

Jones superou as drogas. Agora, tenta provar que pode voltar a ser um astro

Jorge Corrêa

23/04/2016 06h01

jones

Jon Jones encara Ovince St. Preux na pesagem do UFC 197

Muito jovem e muito rico, Jon Jones encarou os prós e os contras de ser um astro do esporte. Enfileirou recordes e rivais, ganhou fama e se tornou um exemplo para os fãs do UFC. O que poucos sabiam é que ele também estava enfrentando um problema mais comum do que se imagina nesse tipo de cenário: as drogas.

Mas agora, um ano e meio depois de sua última luta, depois de se envolver em muitos problemas com a Justiça, depois de duas passagens pela cadeia e ter assumido que teve de enfrentar o vício em drogas, está de volta. Bones disputa o cinturão interino dos meio-pesados contra Ovince St. Preux na luta principal do UFC 197, neste sábado, em Las Vegas.

Era de se imaginar que Jones era, no mínimo, usuário casual de drogas – tinha sido flagrado em um antidoping com cocaína e encontraram maconha no carro que dirigia quando sofreu um acidente no ano passado. Mas foi apenas nas últimas semanas que assumiu que era viciado e teve de encontrar a sobriedade para voltar a lutar e retornar ao octógono do Ultimate.

Inicialmente, essa luta seria a revanche contra o campeão linear Daniel Cormier, mas o dono do cinturão acabou se machucando. Dana White transformou então essa luta principal em uma disputa de título interino pelo passado do Jones. "É o certo porque ele nunca perdeu, apenas teve seu cinturão retirado." A luta então caiu no colo de OSP, por ser o mais bem ranqueado disponível.

É difícil saber qual Jon Jones vamos encontrar depois de tanto tempo sem lutar. Sua preparação e algumas falas dão pistas. Ele trabalhou muito o lado de seu físico. Puxou muito ferro e chegou a parecer um bodybuilder há poucos meses. Claro que perdeu massa para bater o peso da categoria, mas pode ter mantido a força. Dana White e seus técnicos também falaram que nunca o viram tão focado nos treinos e com sua técnica tão afiada.

Mas seu maior desafio será o de simplesmente voltar a lutar e mostrar que ainda é um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Com apenas 28 anos, ele terá a chance de iniciar sua caminhada para provar que pode voltar a ser um dos astro da companhia, antes de se encontrar com o lado negro da força.

O UFC 197 ainda terá a disputa de cinturão dos moscas entre Demetrious Johnson e Henry Cejudo, além de cinco brasileiros no card: Edson Barboza, Rafael Sapo, Juliana "Juthai" Lima, Glauco França e Marcos Pezão. O card preliminar começa às 19h30 e o principal às 23h. Tudo transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA