Topo

Na Grade do MMA

UFC 199: Quão favorito é Rockhold e a última chance do "porteiro" Bisping

Jorge Corrêa

19/05/2016 15h26

Antes do UFC 199, Luke Rockhold e Michael Bisping já se enfrentaram

Quando foi anunciado que Chris Weidman tinha se machucado e estava fora da disputa do cinturão dos médios no UFC 199, contra Luke Rockhold, o nome de Michael Bisping não foi o primeiro ventilado. Mas como o brasileiro Ronaldo Jacaré está lesionado e terá de passar por uma cirurgia no joelho, essa chance acabou caindo no colo do inglês.

Essa situação leva a duas análises:

1) Por que Luke Rockhold é tão favorito: o norte-americano tem o cinturão, a melhor série invicta da categoria (cinco) e vem lutando o melhor MMA dos médios. Não por menos atropelou o então campeão Chris Weidman no final do ano passado, que vinha de uma carreira invicta de 13 lutas. Até por isso, nas bolsas de aposta, Luke já saiu com uma vantagem de 10 para 1 sobre o inglês.

Mas tem um motivo ainda mais simples que esse: os dois já se enfrentaram e o atual campeão não tomou conhecimento de Bisping no combate que fizeram em novembro de 2014. Rockhold atropelou no primeiro round e conseguiu pegar uma guilhotina no início do segundo período depois de um chute na cabeça. Sem contestações.

Após esse combate, Michael até conseguiu enfileirar uma série de três vitórias consecutivas, mas em lutas sempre duras e parelhas, contra CB Dollaway, Thales Leites e Anderson Silva (esse último ele poderia ter perdido tranquilamente). Não pudemos ver uma grande evolução do inglês neste ínterim. Foi apenas sua série que o credenciou ao title shot.

2) A última chance do "porteiro" dos médios: No MMA tem um termo para designar aqueles lutadores que sempre chegam perto de uma disputa de cinturão, mas hora de fazer a luta final para garantir o title shot, entregam a paçoca. São os "Gatekeepers", ou "Porteiros" em uma tradução livre. Essa era exatamente a situação de Michael Bisping entre os pesos médios.

O inglês de 37 anos finalmente conseguiu a sua chance de ser campeão da categoria quase no seu aniversário de 10 anos de estreia no Ultimate. Nesta altura de sua carreira, além de primeira, também é a oportunidade final de chegar ao ouro. E essa é a principal motivação de Bisping neste momento.

"Estou muito, mas muito empolgado. E muito positivo. Há um misto de emoções também. Obviamente que sempre quis o título minha vida inteira e agora tenho a chance. Seria ótimo se pudesse fazer um treinamento completo, mas dane-se. Se aparece uma oportunidade como essa, você tem de agarrá-la de qualquer maneira. É o que pretendo fazer", explicou.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA