Topo

Na Grade do MMA

Anderson tem maior desafio de sua carreira, mas recompensa pode ser enorme

Jorge Corrêa

08/07/2016 06h00


A primeira reação foi a euforia: o UFC 200 estava salvo. Anderson Silva aceitou enfrentar o campeão dos meio-pesados Daniel Cormier, mesmo sem a luta valer o cinturão neste sábado. É "só" uma luta incrível. Mas com calma, o pensamento óbvio é: por que o Spider se meteu nessa?!?

Ex-dono do título dos médios e até hoje o maior campeão da história do UFC, Anderson terá pela frente o maior desafio de sua carreira. Esqueça Chris Weidman (que o venceu duas vezes), Michael Bisping (que o derrotou recentemente), os japoneses que o bateram na época do Pride ou até mesmo Chael Sonnen na primeira luta que fizeram.

Vamos aos pontos: o brasileiro não vence uma luta desde outubro de 2012, quando nocauteou Stephan Bonnar no Rio de Janeiro, exatamente como meio-pesado, vem de uma lesão gravíssima, um caso ainda muito obscuro de doping e uma atuação inconstante na Inglaterra. Passou por uma cirurgia na vesícula em maio, que o tirou no UFC 198. Já avisou que não vinha treinando tão forte, afinal, não tinha luta marcada.

Do outro lado ele tem um campeão de uma categoria acima que está com ritmo de luta, teve grande atuações nos últimos anos e fez um treinamento completo para enfrentar Jon Jones, maior nome da categoria. Um cara que apesar de ser menor que o Spider, já lutou de peso pesado e tem as mãos muito pesadas, além de um wrestling de nível olímpico.

Se colocarmos tudo isso na balança, vemos que Anderson terá de se superar, terá de mostrar porque foi apontado por muitos como o maior de todos os tempos. Esqueça treino ou preparação. Para Anderson Silva vencer, ele terá de ser o velho Spider – o mesmo que não aparece há muito tempo.

E por que ele aceitou esse desafio então? Porque a recompensa pode ser imensa. De cara, Dana White já avisou que se o brasileiro vencer Daniel Cormier ele pode ser o próximo desafiante pelo cinturão de sua categoria, os médios. É o que ele mais quer e mais pede, matar dois coelhos em uma cajadada só: recuperar o título que foi seu por mais de seis anos e ainda se vingar da derrota para o atual campeão Michael Bisping.

Mas a recompensa maior é imaterial. Se o Spider derrotar um campeão, mais forte e com mais ritmo que ele, seu legado poderá ser restaurado. Silva poderá reaver o status que deixou para trás ao ser derrotado por Chris Weidman, poderá recuperar o respeito de fãs que o deixaram nos últimos tempos. Talvez isso valha mais que qualquer ouro para Anderson nesse momento.

wa

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA