Topo

Na Grade do MMA

McGregor não convence, mas sai maior do que entrou na revanche contra Diaz

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

22/08/2016 06h49

Conor McGregor não desperdiçou a chance que lhe foi dada e, na segunda luta contra Nate Diaz, duas categorias acima da que detém cinturão, enfim conseguiu derrotar o polêmico norte-americano. Na luta principal do UFC 202, ele não convenceu, de fato, que estava à altura do desafio, mas deixou o octógono com a vitória e um status mais elevado do que tinha quando entrou.

O sangrento combate acabou em vitória por pontos, em decisão majoritária, e tem uma série de implicações para o irlandês e também para outros lutadores que acompanham a saga de McGregor, principalmente José Aldo.

Dentro do octógono, McGregor manteve problemas que apresentou na primeira luta e deu brecha para cair novamente ante Nate Diaz, mas foi mais resiliente. O irlandês estava com a preparação em dia, bem melhor do que se viu anteriormente, e quando a derrota bateu à sua porta teve a grandeza de contornar as adversidades.

O UFC 202 foi um tanto ofuscado pela Olímpiada, mas Conor também demonstrou seu tamanho com um recorde na bolsa recebida. A organização pagou a ele US$ 3 milhões, mais do que foi dado a Brock Lesnar no UFC 200.

Tudo isso deixa McGregor com um grande poder de barganha para definir seu próximo combate.

O mais aguardado, é claro, é a tão esperada volta ao peso pena para defender o seu cinturão, contra o campeão interino José Aldo. Mas o que parecia certo pode mais uma vez mudar, até pela falta de interesse do irlandês em passar pelo sofrimento do corte de peso e em dar uma nova chance a quem nocauteou em 13 segundos.

Assim, parece que a ideia preferida dele é partir para uma terceira luta e fechar o placar com Nate. A novidade seria levar o duelo ao peso leve, mais adequado à realidade de ambos, afinal, é apenas uma categoria acima da do título do irlandês e a em que Nate fez a maior parte de suas lutas.

Depois de tanto tempo e tantas promessas ficaria até feio para McGregor abdicar do cinturão dos penas a essa altura. No entanto, está longe de ser uma novidade essas mudanças de rota por parte do UFC, e não chegaria a ser chocante ver os interesses de Aldo serem passados para trás.

McGregor limpou sua barra, de certa forma apagou a derrota para Nate Diaz na primeira luta, mas isso não basta. Seu próximo passo e a volta de sua melhor e mais dominante forma são fundamentais para ele se manter "grande" e se aproximar cada vez mais do patamar das lendas do MMA.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA