Topo

Na Grade do MMA

Demian se confirma como candidato ao cinturão, mas volta de GSP é um risco

Maurício Dehò

29/08/2016 06h47

Demian Maia cravou neste fim de semana seu nome como desafiante ao cinturão dos meio-médios do UFC. O cenário mais esperado seja que ele aguarde o já prometido combate entre o novo campeão Tyron Woodley e a sensação Stephen Thompson e enfrente o vencedor. Tudo perfeito, não fosse a sombra da volta de Georges St-Pierre e um timing que pode ou não ajudar em sua briga pelo título.

Veja também: Irmão de Lyoto consegue outro nocautaço

Com a vitória do brasileiro por finalização sobre o ex-campeão interino Carlos Condit, o paulistano deu um novo show de jiu-jítsu e provou que seu jogo, ainda que unidimensional e de certa forma previsível, pode derrotar qualquer um – e isso aos 38 anos.

É por isso que, após seis vitórias seguidas, ele se põe em boa situação. Já é o terceiro do ranking, e vê à frente Thompson e Robbie Lawler. Este último era o campeão até ser nocauteado por Woodley, e ainda não teve definido seu retorno ao octógono – mas é possível que pegue algum outro top 10 de nome antes de voltar a disputar o título.

O problema neste cenário é que quem pode mudar tudo em um piscar de olhos atende pelo nome de Georges St-Pierre. Ele vem sinalizando repetidas vezes sobre sua volta. E o ex-campeão da categoria tem tanta moral, que tendo deixado o Ultimate ainda em alta e tendo de abdicar de seu cinturão, que a organização tem um certo dever de lhe dar a luta que o canadense pedir. Incluindo aí a disputa de cinturão.

GSP sempre foi uma galinha dos ovos de ouro do UFC, e seu retorno não seria diferente. Além da vontade do canadense ser ouvida, é claro que os chefões fio evento vão querer seguir o caminho do dinheiro. Ninguém entre os meio-médios – nem Demian nem qualquer outro – chegam perto do tamanho de GSP. Imagine quanta grana ele geraria em uma disputa de cinturão.

Mas não há por que se alarmar tão cedo. GSP por enquanto parece querer voltar en uma luta sem título em jogo, um aquecimento para tirar as teias de aranha. O canadense mesmo já falou em ceder revanche a Nick Diaz.

Se assim for, melhor para Demian. Quem sabe não é o próprio brasileiro quem recepciona GSP em uma disputa cinturão dos meio-médios em breve? Aguardemos o desenrolar dos fatos.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA