Topo

Na Grade do MMA

Entenda como 'furada de fila' de McGregor atrapalha divisão dos leves

UOL Esporte

28/09/2016 12h00

DANAWHITE

Dana White rende-se aos caprichos de McGregor

Por Rodrigo Garcia

O anúncio feito por Dana White colocando Conor McGregor como próximo desafiante ao cinturão dos leves do UFC incomodou diversos lutadores e fãs do esporte. Não apenas pelo privilégio dado ao irlandês, que manda e desmanda na organização desde que emplacou recordes de vendas de pay-per-view, mas também por prejudicar o andamento de duas divisões.

Como abordado no post anterior escrito pelo colega Jorge Corrêa, a decisão de Dana White atrapalhará a divisão dos penas, que ficou "abandonada" após o irlandês se aventurar em novas divisões de peso. Porém, o problema não ficará apenas entre os lutadores até 66 quilos.

A divisão dos leves já vive um momento delicado na organização, novamente por conta das decisões polêmicas de Dana White. Após varrer a categoria com atuações convincentes, Rafael dos Anjos acabou nocauteado por Eddie Alvarez e perdeu seu título. Contudo, o brasileiro enfrentou o mesmo problema que José Aldo e não teve a chance de ter sua revanche, algo que parece reservado aos lutadores queridos pelo mandatário, como Ronda Rousey e o próprio irlandês.

Com McGregor escalado para enfrentar Eddie Alvarez no UFC 205, em Nova York, a divisão dos leves corre o risco de ficar em "stand-by". Como foi confirmado por Dana White, McGregor precisará abrir mão de um cinturão caso torne-se o primeiro campeão em duas divisões diferentes. Porém, existem dois caminhos para isso. O irlandês pode anunciar sua decisão logo após o confronto, "liberando" o cinturão linear dos penas para Aldo e deixando o caminho aberto para novas lutas entre os leves, ou então pode esperar para decidir em que divisão continuará atuando.

Com isso, os atletas dos leves poderiam ficar reféns do irlandês, como já acontece entre os penas. Entenda a situação dos principais lutadores da divisão.

Rafael dos Anjos

DOSANJOS

O ex-campeão da categoria poderia ter sido o primeiro adversário de McGregor em uma nova divisão, mas uma lesão no pé impediu o confronto. Agora, o brasileiro precisa derrotar Tony Ferguson para pedir uma nova disputa de cinturão. Contudo, precisará torcer para que Khabib Nurmagomedov seja derrotado, ou correrá o risco de ver o atleta russo passar à frente na chance pelo título. Pesa a favor do brasileiro o histórico de provocações com o irlandês, já que chegaram a rolar trocas de farpas entre eles em coletivas de imprensa.

Khabib Nurmagomedov

KHABIB

A decisão de escalar o atleta russo para enfrentar Alvarez já havia causado polêmica entre os fãs de MMA. Após passar anos afastado do esporte por seguidas lesões no joelho, Khabib retornou ao UFC com uma vitória sobre Darrell Horcher, que estreava na organização. Apesar de ter batido apenas um atleta desde que retornou, o russo está invicto em 23 lutas na carreira e é considerado um dos principais nomes da divisão. Como foi preterido, Nurmagomedov enfrentará Michael Johnson, sexto colocado do ranking, para manter-se ativo até a definição da divisão.

Tony Ferguson

A situação do atleta norte-americano é diferente das demais. Enquanto Dos Anjos cobra a chance pelo cinturão por ter varrido a divisão até tornar-se campeão e Nurmagomedov por seu histórico invicto, Ferguson corre pelas beiradas. Com oito vitórias em sequência, um triunfo sobre Rafael dos Anjos colocaria o atleta definitivamente na rota do cinturão. Porém, ainda correria o risco de ver o russo receber o title-shot em caso de vitória sobre Johnson.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA