Topo

Na Grade do MMA

Problema com balança pode fazer Lineker ficar mais uma vez longe de título

UOL Esporte

01/10/2016 06h00

Lineker dá mais um passo para trás no UFC | Crédito: Mike Roach/Zuffa LLC

Lineker dá mais um passo para trás no UFC | Crédito: Mike Roach/Zuffa LLC

Por Guilherme Dorini

John Lineker teve um começo difícil no UFC. Mas se engana quem pensa que suas maiores dificuldades estavam dentro do octógono. Seu maior problema nunca foram os adversários, mas sim a balança. Mesmo não batendo o peso em quatro oportunidades, o brasileiro demorou para perceber que sua categoria não era a dos moscas (até 56,7 kg). Hoje, após três boas lutas nos galos (61,2 kg), o brasileiro já parecia estabelecido na nova divisão. No entanto, nesta sexta-feira, voltou a decepcionar na pesagem em Portland e isso, mais uma vez, pode prejudicar suas ambições na organização.

Independentemente de seu problema com a balança, Lineker já teria uma preocupação muito maior neste sábado, quando enfrenta um rivais mais difíceis de toda sua carreira no UFC. John Dodson foi o campeão dos galos no TUF 14, voltou aos moscas, tornou-se desafiante ao título e só foi derrotado na organização pelo "imbatível" Demetrious Johnson, com quem teve a oportunidade de disputar o cinturão em duas oportunidades. Depois de perder a última, no ano passado, decidiu voltar ao galos.

Apesar do ótimo retrospecto na categoria de baixo, Dodson é apenas o décimo no ranking dos galos, enquanto Lineker já é o terceiro, apenas atrás de Raphael Assunção (#2), recém-derrotado por TJ Dillashaw (#1), que, por sua vez, antes de bater o brasileiro, já havia sido derrotado por Dominick Cruz, campeão da divisão. Ou seja, a categoria precisa de um fato novo. E essa novidade poderia muito bem ser Lineker.

Lineker sofra na balança em Portland | Crédito: Mike Roach/Zuffa LLC

Lineker sofra na balança em Portland | Crédito: Mike Roach/Zuffa LLC

Com apenas 1,59 m, o brasileiro costuma dar show em suas apresentações. Com trocações francas e uma mão pesadíssima, não à toa possui o apelido de "Mãos de Pedra", já foi eleito, junto com seu adversário, três vezes como luta da noite, além de ter ganho no último combate o bônus de performance ao nocautear Michael McDonald no primeiro round. Nocautes, técnicos ou diretos, também são constantes dentro do octógono, conseguiu cinco em 11 duelos no UFC.

Mas por que falamos "poderia" lá em cima? Simples. Não bater o peso mancha, e muito, a imagem do lutador com a organização. Para Lineker, que é reincidente, a situação é ainda pior. Das 12 lutas do brasileiro na organização (já contando com a deste sábado), ele não superou a balança em cinco, um recorde negativo no UFC.

Em 2013, na terceira vez que falhou diante da balança, Dana White já havia dado o recado. "John Lineker é um grande lutador. O cara é tão bom que, tendo conquistado as vitórias que conquistou no UFC até agora, se tivesse batido o peso em todas as suas lutas, estaria agora com a chance de disputar o cinturão. Mas ele não conseguiu, então estamos pensando em alternativas", disse o chefão da organização na época.

Vale ressaltar que o UOL Esporte conversou com Alex Davis, empresário de Lineker, após a pesagem oficial desta sexta. Ele explicou que o problema, desta vez, não foi não conseguir bater o peso, mas sim uma falha no monitoramento. Segundo Davis, o brasileiro estava no peso segundo sua balança, mas não conferiram em uma oficial da organização. Na hora, faltaram 230 g. Um erro que pode custar caro ao futuro do "Mãos de Pedra" no Ultimate.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA