Topo

Na Grade do MMA

Como card principal do UFC NY deve definir futuro de brasileiros

UOL Esporte

12/11/2016 06h00

MONTAGEM2

Demian, Jacaré e Aldo terão seus futuros definidos após o UFC 205

Por Rodrigo Garcia

O UFC 205, que acontece neste sábado (12), no Madison Square Garden, em Nova York, promete ser um dos maiores eventos do ano por uma série de fatores: o retorno do MMA ao estado norte-americano após anos de proibição e três disputas de cinturão, sendo uma delas a chance de um atleta tornar-se o primeiro campeão em duas divisões diferentes.

E apesar de ter três brasileiros escalados para o card (Vicente Luque, Rafael Natal e Thiago "Pitbull" Alves), os atletas nacionais mais interessados no evento não se apresentarão. Com diversas lutas por cinturão e atletas bem ranqueados se apresentando, a tendência é que os rumos de diversas divisões sejam definidos neste sábado, e isso afetará diretamente alguns brasileiros.

Eddie Alvarez X Conor McGregor

CONOR2

A principal luta da noite é também a mais aguardada por lutadores dos pesos pena e leve. Com a controversa decisão do UFC de permitir que Conor McGregor tentasse conquistar o cinturão da divisão dos leves mesmo sem ter defendido o título dos penas, ambas as divisões ficaram em uma espécie de limbo até a definição do confronto.

Nos penas, José Aldo, que detém o cinturão interino da divisão, aguarda o desfecho do confronto para decidir seu futuro. Mesmo após anunciar sua aposentadoria, em um claro protesto à decisão do UFC, o atleta voltou atrás e cogita voltar a competir pela organização. Após uma reunião com Dana White e os novos donos da organização, Dedé Pederneiras, treinador do brasileiro, indicou que o plano de aposentadoria foi abandonado. O próprio Aldo indicou que poderia voltar a lutar, mas apenas por "muito dinheiro".

Já na divisão dos leves, a luta perdeu um pouco do apelo para os brasileiros após a derrota de Rafael dos Anjos para Tony Ferguson. O ex-campeão apostava em um triunfo sobre o norte-americano para ter a oportunidade de retomar seu título contra o vencedor do confronto. Mas, com a derrota por decisão unânime, o brasileiro acabou vendo seu algoz passar à frente na fila pelo title-shot.

Khabib Nurmagomedov, que havia sido cogitado como adversário de Eddie Alvarez antes da entrada de McGregor no card, também se apresentará na noite, contra Michael Johnson, e buscará uma vitória para tentar "furar a fila" da divisão e enfrentar o vencedor do principal duelo da noite.

Tyron Woodley X Stephen Thompson

THOMPSON1

A disputa de cinturão do peso meio-médio afeta diretamente o destino de Demian Maia. O veterano brasileiro acumula sequência de seis vitórias e era o mais cotado para disputar o cinturão de Woodley. Entretanto, Thompson também tinha bom histórico na organização e acabou escolhido para tentar o título.

Agora, Demian aguarda o vencedor do confronto para saber se receberá a tão sonhada chance de conquistar um título do UFC. Como não atua desde agosto deste ano, o brasileiro poderá ter que fazer mais uma luta antes de receber o title-shot, especialmente se o vencedor do duelo deste sábado acabar recebendo uma longa suspensão médica.

Chris Weidman X Yoel Romero

WEIDMAN1

A luta entre Chris Weidman e Yoel Romero não vale cinturão, mas está diretamente ligada ao título dos médios. O embate seria a primeira "semifinal" planejada pelo UFC para definir o próximo desafiante do campeão Michael Bisping. A outra semifinal, que seria entre Luke Rockhold e Ronaldo Jacaré, acabou cancelada após o norte-americano sofrer uma lesão.

Com isso, o duelo deste sábado passa a ser de suma-importância para Jacaré. Caso Weidman tenha uma atuação de destaque contra Romero, existe a possibilidade de o UFC dar ao ex-campeão a chance de retomar seu cinturão. Desta forma, Jacaré precisaria aguardar mais um tempo pela oportunidade de conquistar o título.

No entanto, uma derrota de Weidman poderia colocar o brasileiro na disputa de cinturão, já que Bisping indicou não querer enfrentar Romero por conta de seu histórico envolvendo uso de substâncias ilícitas.

Uma terceira possibilidade, mais remota, seria o UFC agendar diretamente o duelo entre Jacaré e Bisping. Contudo, o britânico tem evitado enfrentar o brasileiro, já que Jacaré é o atleta mais dominante da divisão e merecedor da disputa de cinturão há tempos. Após anos buscando o título, Bisping tem tentado escolher as lutas que lhe seriam mais fáceis e poderiam render bons pagamentos. ​

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA