Topo

Na Grade do MMA

McGregor aposta alto em NY em última queda de braço com o UFC

UOL Esporte

12/11/2016 06h00

Eddie Alvarez pode acabar com reinado de McGregor | Crédito: Michael Reaves/Getty Images

Eddie Alvarez pode acabar com reinado de McGregor | Crédito: Michael Reaves/Getty Images

Por Guilherme Dorini

Depois de muita polêmica (e trash talk), Conor McGregor conseguiu o que queria. Mesmo contra a vontade de Dana White, que havia declarado que gostaria de ver uma revanche entre ele e José Aldo na época, o irlandês falastrão decidiu apostar alto e, mais uma vez, ganhou a queda de braço com a organização. A alta aposta no UFC Nova York, que acontece neste sábado, no entanto, pode ter sido a última vez que o atual campeão dos penas deu as cartas no UFC.

Não que Nate Diaz não seja um bom lutador, mas, desta vez, a pedreira será bem maior para McGregor. O irlandês tentará algo inédito no UFC: ser o campeão linear simultaneamente de duas categorias diferentes da organização. Para isso, terá que superar o experiente Eddie Alvarez, que conquistou o cinturão dos leves (até 70,3 kg) após surpreender o mundo com um rápido nocaute sobre o brasileiro Rafael dos Anjos.

Alvarez é muito mais atlético que Diaz, e isso pode ser um problema para McGregor. Repetir a queda de ritmo e desempenho durante o combate, o que aconteceu em suas duas últimas lutas, pode ser fatal ao irlandês.

Alvarez e McGregor farão luta principal em Nova York | Michael Reaves/Getty Images

Alvarez e McGregor farão luta principal em Nova York | Michael Reaves/Getty Images

Apesar de concentrar grande parte de seu jogo em pé – é especialista em boxe, abusa da trocação na curta distância e tem um queixo duro -, Alvarez também tem seus truques no chão. Não é tão conceituado quanto Diaz neste quesito, mas, por exemplo, enquanto estava no Bellator (onde também foi campeão dos leves), venceu por finalização em cinco de dez lutas, variando entre mata-leão e guilhotina.

E por que essa pode ter sido a última queda de braço vencida por McGregor? Simples. Após apresentar este cenário, percebemos que uma derrota do irlandês pode ser considerada completamente normal. E, com um revés, ele ficará (quase) sem escolhas no UFC.

Em caso de derrota, Conor não terá mais argumentos para fugir da revanche com José Aldo e terá que voltar ao penas, categoria que "paralisou" ao se aventurar em outras divisões (lutou nos meio-médios com Diaz e agora está nos leves). Uma última opção seria abandonar o cinturão e começar um novo caminho em uma nova categoria, o que daria muito mais trabalho ao irlandês.

CONFUSÃO EM ÚLTIMA ENTREVISTA

McGregor tenta acertar cadeira em Alvarez | Crédito: Michael Reaves/Getty Images/AFP

McGregor tenta acertar cadeira em Alvarez | Crédito: Michael Reaves/Getty Images/AFP

Na quinta-feira (10), na última entrevista coletiva do evento, McGregor deu mais um show. Além de chegar (mais uma vez) atrasado, "roubou" o cinturão de Eddie Alvarez, que havia se retirado até o irlandês aparecer, e até tentou jogar uma cadeira no norte-americano – só não conseguiu porque foi contido por seguranças e Dana White.

McGregor após

McGregor após "roubar" cinturão de Alvarez | Crédito: AP/Julio Cortez

"Ei, cadê o meu adversário? Cadê ele? Honestamente, eu sou metade irlandês. Então, estou desapontado pelos irlandeses nesse momento pelo seu representante. Onde está ele? Eu não sei o que vou fazer. Eu nem tenho um oponente. Quer saber, quando ele vier, vocês podem me ligar", afirmou Alvarez, filho de mãe irlandesa, antes de abandonar o salão.

"Eu não ligo para p*** nenhuma que o Alvarez falou. Quem liga? Nós irlandeses estamos de volta. Sem eu nada disso acontece. Quero todos os cinturões", gritou para o público McGregor ao chegar na entrevista coletiva.

Perguntado sobre sua expectativa para a luta, McGregor deu uma resposta típica. "Minha expectativa é que vou reconfigurar a cara dele. Ele é facilmente atingido, especialmente por alguém com a minha precisão. Talvez ele sobreviva, mas a cara dele vai ser reconfigurada".

COMO ASSISTIR?

Por conta do fuso horário, o evento começará a partir de 22h (de Brasília), sendo seis lutas no card preliminar. O card principal, com os melhores duelos da noite, começa mais tarde do que o usual, 1h já de domingo, com cinco confrontos de tirar o fôlego, sendo três disputas de cinturão. No Brasil, o UFC 205 só poderá ser visto pelos assinantes do canal Combate, ou para que adquirir o pay-per-view da atração. Você também pode acompanhar todos os lances no Placar UOL Esporte.

Confira todas as lutas do UFC 205, em Nova York:

CARD PRINCIPAL
Eddie Alvarez x Conor McGregor (cinturão dos pesos-leves, até 70,3 kg)
Tyron Woodley x Stephen Thompson (cinturão do peso-meio-médio, até 77,1 kg)
Joanna Jedrzejczyk x Karolina Kowalkiewicz (cinturão do peso-palha, até 52 kg)
Chris Weidman x Yoel Romero (peso-médio, até 83,9 kg)
Miesha Tate x Raquel Pennington (peso-galo, até 61,2 kg)

CARD PRELIMINAR
Frankie Edgar x Jeremy Stephens (peso-pena, até 65,8kg)
Khabib Nurmagomedov x Michael Johnson (peso-leve, até 70,3 kg)
Rafael Sapo x Tim Boetsch (peso-médio, até 83,9 kg)
Vicente Luque x Belal Muhammad (peso-meio-médio, até 77,1 kg)
Thiago Pitbull x Jim Miller (peso-casado, até 73,9kg)
Liz Carmouche x Katlyn Chookagian (peso-galo, até 61,2 kg)

Quer receber notícias de MMA de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA