Topo

Na Grade do MMA

Como fica a vida dos brasileiros após o UFC Nova York

UOL Esporte

14/11/2016 06h00

UFC 205: Weigh-ins

Por Rodrigo Garcia

O UFC 205 entrará para a história da organização como um dos principais eventos já realizados por Dana White e sua equipe. O fato de ser o primeiro evento em Nova York após anos de proibição, além de ter como sede o lendário Madison Square Garden, já dava pinta de que a noite de 12 de novembro seria especial e ficaria na memória dos fãs de MMA.

Entretanto, se o show proporcionado pelo UFC agradou público e a própria organização, o sentimento foi proporcionalmente inverso para os principais brasileiros com chance de disputarem (ou confirmarem, no caso de Aldo) cinturões da organização. Além do manauara, Ronaldo Jacaré e Demian Maia acabaram ficando mais distantes do título com os resultados da noite.

José Aldo

05

O caso de José Aldo é o mais enigmático. Após pedir aposentadoria e ver Dana White recusar seu pedido, o brasileiro voltou a treinar e, ao que tudo indica, apenas aguardava o desfecho de Eddie Alvarez X Conor McGregor para saber seu futuro. Se o irlandês tivesse sido derrotado, a tendência seria a revanche entre ele e o brasileiro para unificar o cinturão dos penas.

Após a contundente vitória de McGregor sobre Alvarez, o irlandês não anunciou o que faria de seu destino, apenas limitando-se a dizer que gostaria de descansar, já que será pai de seu primeiro filho. Dana White também não fez o lutador abdicar de um dos títulos como havia prometido, sob pretexto de deixar o campeão "curtir o momento".

Com isso, resta aguardar para ver se McGregor finalmente defenderá seu cinturão do peso pena contra o brasileiro ou se preferirá continuar competindo entre os leves, travando ainda mais uma divisão que já tem Aldo como interino.

Ronaldo Jacaré

UFC Fight Night: Jacare v Camozzi

Ao aplicar uma excelente joelhada de encontro em Chris Weidman, Yoel Romero faturou não só o prêmio de melhor performance da noite, mas também a preferência em disputar o cinturão dos pesos médios contra Michael Bisping. Pelo menos quem indicou isso foi Dana White.

"Essa é a luta que faz sentido. Ele venceu o Chris Weidman hoje. Eu não sei quando esta luta vai acontecer, mas é a luta", declarou o mandatário, em entrevista coletiva após o evento.

Com isso, resta a Jacaré decidir seu futuro. Apesar da declaração de Dana, e das provocações trocadas por Michael Bisping e Yoel Romero após a luta, o britânico não parece muito disposto a dar uma chance para o cubano após o postulante ao título ter sido flagrado em um exame antidoping.

Com Rockhold lesionado e Weidman vindo de derrota, restam poucos nomes na divisão para Bisping. Caso o britânico tenha que lutar contra Romero, Jacaré terá que aceitar uma luta de menos apelo ou aguardar até a recuperação de Rockhold para reeditar o duelo cancelado. A esperança é que Bisping consiga impor sua vontade mais uma vez e escolha o brasileiro como rival, por quem vem sendo constantemente provocado.

Demian Maia

UFC 194: Maia vs. Nelson

Por fim, Demian Maia tem mais motivos para lamentar do que Jacaré. Após ver Thompson receber o title shot, o brasileiro esperava ser o próximo a enfrentar o vencedor da batalha contra Tyron Woodley. Contudo, o empate majoritário que decretou o destino do cinturão fez com que o brasileiro fosse atingido por um daqueles raros golpes do destino.

"(Os juízes) Tentaram deixar os resultados totalmente certos. Você não quer estragar tudo. Olhe aquela luta, eu achei ela parelha até o final do quinto round. Acho que a revanche (é o que acontecerá). Foi um empate, a luta foi ridícula, a melhor da noite. Vamos fazê-la de novo" afirmou Dana.

Porém, o mandatário não esqueceu da situação do brasileiro. Ao ser questionado sobre o veterano, Dana ressaltou ele estava presente no ginásio e que poderia decidir o que fazer em relação ao seu futuro.

"Demian estava aqui, ele poderá decidir se aguardará o próximo title shot ou se lutará com alguém."

Agora, Demian precisará tomar uma decisão importante: aguardar e correr o risco de ver Conor McGregor desafiar Woodley, algo que já tem sido ventilado, ou enfrentar outro lutador da divisão para manter-se ativo. Um nome interessante seria Robbie Lawler, que desistiu da revanche contra Woodley para descansar após perder o título da divisão, e atualmente está sem nenhuma luta prevista. Uma vitória sobre o ex-campeão poderia credenciar, de vez, Demian como favorito ao posto tão desejado.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA