Topo

Na Grade do MMA

Duelo entre Pettis e Holloway vale "meio cinturão" e futuro de José Aldo

UOL Esporte

10/12/2016 06h00

Max Holloway (esq.) enfrenta Anthony Pettis no UFC 206; cinturão interino só vale para havaiano | Crédito: Brandon Magnus/Zuffa LLC

Holloway encara Pettis no UFC 206; cinturão interino só vale para havaiano | Crédito: Brandon Magnus/Zuffa LLC

O fracasso de Anthony Pettis na balança pode deixar a organização em uma saia justa após a disputa do UFC 206. E isto envolve diretamente o futuro de José Aldo. Neste sábado, em Toronto, no Canadá, Showtime e Max Holloway tinham tudo para definir os novos rumos dos penas, mas como o ex-campeão dos leves não conseguiu bater o peso, um ponto de interrogação pode tomar conta da categoria que tem o brasileiro como campeão absoluto.

A princípio, o combate principal do evento seria válido pelo cinturão interino da divisão até 65,8 kg. Agora, mesmo pesando 67,1 kg, Pettis poderá subir no octógono, mas uma vitória não lhe dará o título provisório. A cinta só poderá ser dada ao seu rival. Se vencer, será apenas mais uma vitória em seu cartel. O problema é que a organização não terá muito o que fazer com esse resultado.

Pettis falhou na balança na última sexta | Crédito: Reprodução/Twitter

Pettis falhou na balança na última sexta | Crédito: Reprodução/Twitter

A lógica natural seria dar a oportunidade de o vencedor enfrentar José Aldo para tentar unificar os títulos. Mas como fazer isso com um cara que não conseguiu bater o peso, uma das principais obrigações dos lutadores profissionais? Pettis tem mais nome, já foi campeão e seria uma luta que agradaria aos fãs. Mas aceitar essa situação seria assumir (ainda mais) que o cinturão interino não vale nada para a organização e deixar claro que, desta vez, estava em jogo só para salvar um evento pay-per-view.

Por isso, a situação mais confortável seria torcer por uma vitória de Max Holloway, o que manteria a divisão "organizada". O havaiano conquistaria o título interino e, automaticamente, já estaria na rota de José Aldo, evitando qualquer saia justa em uma decisão que certamente seria contestada por muita gente (seja lá qual fosse).

Max Holloway está com nove vitórias seguidas no UFC | Crédito: Gary A. Vasquez/USA TODAY Sports

Max Holloway está com nove vitórias seguidas no UFC | Crédito: Gary A. Vasquez/USA TODAY Sports

Com nove vitórias seguidas, Holloway não só é merecedor como também é o lutador com a maior sequência de triunfos na organização sem uma oportunidade de disputar um cinturão. O havaiano, no entanto, teve paciência, soube esperar sua vez e evitou criticar a organização por essa demora.

"É uma situação um pouco estranha, mas eu sou um lutador e pago apenas para lutar. Agora vou ter minha oportunidade de lutar pelo título, poder conquistar meu cinturão e, então, irão me olhar com outros olhos. Meu trabalho é apenas lutar e tento manter meu foco nisso. É isso que tenho feito nos últimos anos", disse em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

E, por pouco, o havaiano não precisou esperar mais um tempo. A princípio, o combate entre Pettis e Holloway seria apenas o segundo mais importante da noite, mas uma lesão fez tudo mudar. E a culpa foi toda de Daniel Cormier. Não entendeu? Nós explicamos.

Cormier abandonou UFC 206 | Ethan Miller/Getty Images

Cormier abandonou UFC 206 | Ethan Miller/Getty Images

O atual campeão dos meio-pesados estava escalado para defender seu cinturão contra Anthony Johnson. Porém, faltando 15 dias para o evento, Cormier revelou uma lesão e foi retirado do card. O UFC, então, ficou em uma sinuca de bico. Como a edição é numerada, ou seja, com vendas de pay-per-view, era preciso que a principal luta da noite fosse de cinturão.

Nesta altura, não existiam muitas opções. E a organização optou pela mais "fácil". Como já havia prometido, tiraram o cinturão dos penas de Conor McGregor, que hoje é apenas campeão dos leves (até 70,3 kg), e declararam José Aldo como campeão absoluto. Assim, deixaram vago o título interino para colocar em jogo neste sábado, na disputa entre Pettis e Holloway, mas que agora só vale para o segundo.

Pettis, ao contrário de Holloway, vive um de seus piores momentos no UFC. Depois de perder o título dos leves para Rafael dos Anjos, Showtime ainda foi derrotado por Eddie Alvarez e Edson Barboza. Com uma inédita série de três fracassos seguidos na carreira, ele decidiu descer de categoria, onde estreou com uma vitória por finalização sobre Charles do Bronx – a última vez em que subiu em um octógono.

Quando perguntado se achava justa a decisão tomada de já dar uma nova chance de cinturão a Pettis, Holloway demonstrou um certo incomodo, mas entendeu a posição do UFC. "Sabe… São assim que as coisas são… Eu só posso dizer que estou agradecido pela oportunidade. Ele é um ex-campeão e é uma coisa que faz sentido (dar essa oportunidade). Estou feliz e não vejo a hora de entrar no octógono e mostrar ao mundo quem é Max Holloway", opinou antes de saber que Pettis não bateria o peso.

Anthony Pettis venceu Charles do Bronx em sua última luta | Crédito: Darryl Dyck/The Canadian Press

Anthony Pettis venceu Charles do Bronx em sua última luta | Crédito: Darryl Dyck/The Canadian Press

Confira o card completo do UFC 206:

CARD PRINCIPAL
Max Holloway x Anthony Pettis (peso-pena)
Donald Cerrone x Matt Brown (peso-meio-médio)
Cub Swanson x Doo Ho Choi (peso-pena)
Tim Kennedy x Kelvin Gastelum (peso-médio)
Jordan Mein x Emil Meek (peso-meio-médio)

CARD PRELIMINAR
Nikita Krylov x Misha Cirkunov (peso-meio-pesado)
Olivier Aubin-Mercier x Drew Dober (peso-leve)
Valerie Letourneau x Viviane Sucuri (peso-palha)
Mitch Gagnon x Matthew Lopez (peso-galo)
John Makdessi x Lando Vannata (peso-leve)
Jason Saggo x Rustam Khabilov (peso-leve)
Zach Makovsky x Dustin Ortiz (peso-mosca)

Quer receber notícias de MMA de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA