Topo

Na Grade do MMA

Por que discurso histórico de Meryl Streep virou alvo de críticas no MMA

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

09/01/2017 13h22


A consagrada atriz Meryl Streep fez um discurso histórico na edição deste domingo do Globo de Ouro, atacando o presidente eleito com um discurso xenófobo Donald Trump – aquele cara que prometeu deportar imigrantes e separar os EUA do México com um muro… Mas, em meio às palavras da atriz, um exemplo usado por ela gerou críticas dos fãs de MMA.

"Se mandarmos todos os estrangeiros embora, não vamos ter nada a que assistir a não ser futebol americano e MMA"

O problema é que quando Meryl citou o MMA em seu discurso, ela o representou como sendo um esporte que tem a imagem a ligada a pessoas como Trump, dotadas dessa visão anti-estrangeiros, criticada por ela. E, como sabemos, essa não é a realidade.

O MMA, para começar, sequer é de origem norte-americana. Ele foi criado por imigrantes latinos – a família Gracie que o diga – e tem entre os grandes campeões de sua história um brasileiro negro (Anderson Silva), um canadense de origem francesa (GSP) e um russo gordinho (Fedor Emelianenko).

A realidade de miscigenação do MMA está aí até hoje. Conor McGregor, Joanna Jedrzejczyk, José Aldo, Amanda Nunes, Michael Bisping… São todos exemplos não-americanos que estão na linha de frente do esporte. Isso sem contar os lutadores de menor expressão, árbitros, treinadores… A lista é longa. E o desdém no tom da atriz, tratando o esporte como se fosse algo inferior, condenável, piorou ainda mais o efeito em relação a quem curte o MMA.

As palavras da atriz repercutiram até entre os grandes nomes da modalidade, como o presidente do Bellator, Scott Coker: "O MMA celebra homens e mulheres de todo o mundo, que trabalham incansavelmente em seus talentos e – sim – em sua arte. Eles vêm de todos os países e de todos os caminhos da vida. Nós, do Bellator, damos apoio e honramos suas habilidades."

É claro que a derrapada não diminui o restante das palavras de Meryl Streep, que virou o grande assunto desta edição do Globo de Ouro.

Se o MMA fez algo pelos norte-americanos, foi ajudar. Seria, na verdade, um bom exemplo do que ela defendeu em seu discurso, de como os imigrantes ajudaram e ainda ajudam o país.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA