Topo

Na Grade do MMA

Polêmica em vitória abafa melhora de Anderson e ajuda Jacaré pelo cinturão

Jorge Corrêa

13/02/2017 06h01


Admito que não entendi direito a quantidade de ataques que sofri no último post, quando disse que Anderson Silva precisou de uma ajudinha dos juízes de cadeira para sair com a vitória sobre Derek Brunson no UFC 208. Em momento algum eu quis desmerecer o primeiro resultado positivo do brasileiro depois de mais de quatro anos. Apenas discordei do resultado.

mediaMais que isso, não foi apenas eu que discordei. MUITA gente descordou. Dana White discordou, Daniel Cormier – comentarista do combate – discordou. Quase todos os lutadores que opinaram nas redes sociais discordaram. Veja na imagem ao lado. É do site "MMA Decisions", onde grandes sites e jornalistas especializados de MMA colocam sua pontuação das principais lutas do UFC. De 23 especialistas, apenas quatro viram vitória do brasileiro.

Pois bem. Toda essa polêmica acabou por abafar bons momento do ex-campeão dos médios contra o norte-americano. Muita gente viu, sim, a derrota do Spider, mas precisamos também analisar seus pontos positivos no combate.

O principal é a melhora na resistência do seu queixo. Um ano atrás, quando enfrentou Michael Bisping, foi assustador ver Anderson tomar dois knockdowns de um cara que é famoso pela falta de potências de seus golpes. Contra Brunson, a maioria golpes que sofreu foram na cabeça e no queixo, principalmente quando estava clinchado com o rival. Não balançou em momento algum.

Nos dois primeiros rounds, Silva também mostrou estar com um bom ritmo de luta. Ele conseguiu dominar o centro do octógono e fez Derek correr em diversos momentos. O problema é que ele não conversou esse domínio espacial em golpes contundentes. O que faltou foi gás no final do combate.

Essa vitória deu um alento à carreira e ao legado daquele que é apontado como o maior lutador que já passou pelo UFC. Devemos ter mais Anderson Silva nos próximos anos, lembrando que em abril deste ano ele completa 42 primaveras.

Mas teve alguém que pôde comemorar toda essa polêmica.

O grande vencedor entre os brasileiros que estiveram no card foi Ronaldo Jacaré. O capixaba teve mais uma atuação de gala, agora contra Tim Boetch. Como se enfrentasse um novato, tirou o norte-americano para nada. Até esboçou uma trocação, mas na primeira oportunidade, levou a luta para o chão e finalizou com uma Kimura impecável.

Jacaré já estava com um pé na disputa de cinturão dos pesos médios, que está parada com a lesão do campeão Michael Bisping. Mas ele ganhou uma mão com a atuação polêmica de Anderson. Isso porque existia uma pulga atrás da orelha de que o Spider poderia furar a fila, pois ele vem pedindo uma revanche contra o atual campeão depois da derrota – também polêmica – no ano passado.

Como Silva não teve uma atuação digna de title shot, dificilmente o UFC passará Jacaré para trás mais uma vez. Mas como o próprio Ronaldo falou, quanto mais demorarem para coloca-lo na disputa de cinturão, pior será para os rivais, porque ele vai ficar cada vez melhor.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA