Topo

Na Grade do MMA

Decisão do UFC pode resolver vida de Spider e reparar erro histórico

UOL Esporte

12/05/2017 04h00

Será que a luta entre Anderson Silva e Georges St-Pierre finalmente vai acontecer?

Por Rodrigo Garcia

Ao que tudo indica, os protestos de alguns dos principais lutadores da divisão dos médios do UFC finalmente foram ouvidos por Dana White. Após Anderson Silva desabafar contra a paralisação da divisão, cogitando até a aposentaria por conta da situação, e Luke Rockhold sugerir uma greve envolvendo os principais nomes do peso, a organização decidiu cancelar a luta entre Michael Bisping, atual campeão, e Georges St-Pierre, ex-campeão dos meio-médios que retorna ao esporte após abandonar seu título no final de 2013.

A decisão foi comunicada com certa insatisfação por Dana White. O mandatário, que já havia começado a divulgação para a luta entre o canadense e o inglês, apenas anunciou que não esperaria o ex-campeão estar apto a lutar em novembro, indicando que Bisping defenderá o cinturão em julho contra Yoel Romero, primeiro colocado no ranking da divisão e candidato natural ao posto após a derrota de Ronaldo Jacaré.

E a notícia deverá encerrar os problemas que tanto incomodaram Anderson Silva. A insatisfação do brasileiro começou após o cancelamento de sua luta no UFC Rio contra Kelvin Gastelum, flagrado em exame antidoping por uso de maconha. Ao reclamar por não poder lutar em seu país, o atleta aproveitou para pedir que a divisão dos médios "andasse" e sugeriu a criação de um título interino, que ficaria para o vencedor de um embate entre ele e Yoel Romero. Contudo, a possibilidade foi prontamente refutada por Dana.

Então, o que sobra para o ex-campeão? Uma possibilidade que já havia sido ventilada diversas vezes, mas que nunca chegou a se concretizar. Em sua renovação com o UFC, Anderson solicitou a realização das chamadas "superlutas", em especial contra um atleta: Georges St-Pierre.

Na primeira vez em que o duelo foi cogitado, ambos reinavam absolutos como campeões em suas respectivas divisões de peso. Posteriormente, Anderson chegou a ser cogitado como adversário para um possível retorno do canadense, mas o período sabático do atleta não havia sido oficialmente encerrado.

Com St-Pierre de volta ao jogo, o duelo passa a fazer mais sentido do que nunca. Em uma inesperada (porém oportuna) decisão, o atleta resolveu se arriscar nos médios, divisão em que nunca atuou na organização, talvez vislumbrando um caminho mais fácil, ou mais rentável, de retomar seu posto de campeão.

Pensando nisso, seria plausível tentar convencer o canadense a seguir no peso e enfrentar Spider, realizando um duelo de forte apelo comercial. Juntos, os atletas totalizam 19 defesas bem sucedidas de cinturão e possuem excelentes números em vendas de pay-per-view. Além disso, seria a chance para Dana White corrigir o erro que não foi realizar esta luta quando ambos ainda estavam no auge. Resta saber se as partes ainda estão interessadas em realizar a esperada disputa.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA