Topo

Na Grade do MMA

Com cinturão, Cigano pode ocupar lacuna deixada por Anderson Silva no UFC

UOL Esporte

13/05/2017 12h00

Será que Cigano será o novo rei do UFC no Brasil?

Por Jorge Corrêa e Rodrigo Garcia

O UFC 211, que acontece neste sábado (13), em Dallas, pode ter um significado diferente para Junior Cigano. Responsável por protagonizar a luta principal do evento, a disputa de cinturão dos pesados contra o campeão Stipe Miocic, Cigano terá não só a possibilidade de retomar o posto que um dia foi seu, mas também a chance de ocupar um lugar vago desde que Anderson Silva perdeu o título de campeão dos médios.

Anderson trazia consigo não só a invencibilidade que caracterizou seu reinado na divisão, mas também outros aspectos importantes para um atleta da organização: tinha bom potencial de vendas de pay-per-view, apelo de marketing, fluência no inglês e era bem conhecido por grande parte do público, especialmente após as transmissões de edições do UFC feitas pela Rede Globo.

Junior Cigano tem a oportunidade de ser o protagonista brasileiro dentro deste contexto. José Aldo, campeão dos penas, é reconhecido dentro do cenário nacional, mas não vende tanto quanto Spider. Além disso, o fato de não falar inglês e as poucas participações em programas televisivos restringem o potencial do atleta da Nova União.

Já Amanda Nunes é o que podemos definir como o "meio-termo" entre Aldo e Cigano. A campeã peso galo é a primeira atleta a conseguir defender o cinturão com sucesso desde o fim da "dinastia Rousey", mas ainda não tem o mesmo domínio que Aldo possuía como campeão até a derrota para McGregor, o que pesa contra ela. Contudo, é mais midiática e também fala inglês, o que abre portas para um trabalho maior no exterior e no Brasil visando sua promoção.

Cigano reúne todas a características para substituir Spider. Como ex-campeão, e um atleta de nível técnico reconhecidamente alto, Cigano atrai o interesse não só dos brasileiros, mas também de outros mercados. Desde que entrou na organização, Cigano demonstrou dedicação em aprender inglês, justamente pensando na promoção de sua carreira.

E se o catarinense soube aproveitar o mercado estrangeiro, também pesa a seu favor o lado mais carismático, que lhe abriu portas como comentarista das transmissões de eventos do UFC na Rede Globo.

Com isso, Cigano tem as características certas para alavancar o interesse do povo brasileiro pelo esporte, que caiu um pouco após os percalços enfrentados por outros atletas do cenário nacional ao longo de suas carreiras.

Cabe ao brasileiro impor seu estilo dentro do octógono contra o atual campeão. Porém, pela frente estará um rival que não perde desde 2015, e justamente para Junior Cigano. Que a batalha de 13 de dezembro de 2014, eleita a "Luta da Noite" na ocasião, se repita neste sábado. Mas com desfecho positivo para o brasileiro.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA