Topo

Na Grade do MMA

Mayweather x McGregor é um circo, mas todo mundo pode sair ganhando com luta

Jorge Corrêa

15/06/2017 04h00

Depois de uma das mais chatas e enroladas da história das lutas, finalmente está no papel o confronto de boxe entre Floyd Mayweather Jr, um dos maiores pugilistas de todos os tempos, contra Conor McGregor, maior nome do MMA mundial da atualidade.

Os puristas dos dois lados, tanto do boxe quanto das artes marciais mistas, torceram o nariz desde o começo das tratativas deste combate. De fato, desportivamente, ele faz bem pouco sentido.

O norte-americano é detentor de um sem-número de cinturões e tinha encerrado – até então – sua carreira com 49 vitórias e NENHUMA derrota. Ele não tem mais nada a provar e volta para a luta por um simples motivo: dinheiro.

Já McGregor nunca fez uma luta profissional no pugilismo. Terá sua estreia no esporte em 26 de agosto. Mesmo com sua grande fase no UFC, onde ficou ao mesmo tempo com dois cinturões, ele não é uma unanimidade técnica. É um grande lutador, com certeza, mas está longe de ser o mais virtuoso que já vimos, inclusive na luta em pé.

A luta, por si só, é bizarra. Ou como os americanos estão falando, é um verdadeiro circo. Mas será um dos circos mais lucrativos da história dos esportes de combate.

Veremos em Las Vegas, pela primeira vez, o encontro dos maiores mundos das lutas, a junção do boxe com o MMA/UFC em alto nível. Duas grandes estrelas das modalidades que mais atraíram público e torcida nas últimas décadas. É algo sem precedentes e que fica até difícil de fazer uma previsão do tamanho dos lucros envolvidos no evento.

De um lado, o boxe poderá encontrar um público rejuvenescido e empolgado com o UFC. É a chance de arrebanhar novos fãs. Já o MMA terá toda a pompa, dinheiro e história que o pugilismo tem há mais de cem anos.

Chegou o momento de acabar o mimimi, as briguinhas e birras entre os fãs dos dois lados, principalmente no Brasil, onde essa rusga é maior. Nos EUA, a intersecção de fãs das duas modalidades é bem maior. Mas agora, todos precisam entender que esse encontro, por mais bizarro que possa parecer, pode ajudar a todos.

Tanto o boxe quanto o MMA sairão fortalecidos desse encontro.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA