Topo

Na Grade do MMA

Wanderlei erra em lado mais previsível de Sonnen e dá chilique sem motivo

Jorge Corrêa

26/06/2017 13h05

Depois de quatro anos longe dos ringues, Wanderlei Silva finalmente fez o aguardado duelo contra seu arquirrival Chael Sonnen no último sábado, na luta principal do Bellator em Nova York, no mítico ginásio Madison Square Garden. Mas se não foi aquela luta aberta e cheia de possibilidades que muitos esperavam, corroborou os principais prognósticos para esse combate.

Ninguém sabia exatamente o que esperar do brasileiro depois de tanto tempo parado, se ele estaria com o mesmo punch que o fez famoso durante a carreira, se sentiria o ritmo de luta ou se morreria no gás logo no início da luta.

Já Sonnen foi exatamente o que todos esperavam. E isso dá ainda mais peso para a derrota acachapante que Wanderlei sofreu no evento rival do UFC.


O norte-americano veio para fazer o que sempre fez: por para baixo para trabalhar no ground-and-pound e amarrar o combate o máximo possível. Foi exatamente dessa maneira que ele chegou a três disputas de cinturão Ultimate. Ele não se reinventou de maneira alguma.

Por ser tão previsível, a lição de casa de Wand era muito simples: defender de queda. E claramente ele não o fez. Parecia uma criança lutando contra um adulto quando Chael tentava derrubar. Ele conseguiu praticamente todas as vezes que tentou.

Outra grande diferença entre os dois era que Sonnen estava claramente mais bem preparado fisicamente que Silva. Isso fez uma enorme diferença no final, quando a luta estava chegando perto dos 15 minutos.

Em tempo: Wanderlei teve um grande momento no combate, quando conseguiu um knockdown, mas que não soube aproveitar o tempo em que ficou por cima do americano no chão.

No final do combate, Silva ainda deu um chilique e empurrou Chael enquanto ele dava sua entrevista no cage circular do Bellator. Em um post no Instagram, também reclamou que o adversário amarrou muito a luta, falando que ele teve o melhor momento na luta, além de ter feito uma mea-culpa, dizendo que vai treinar mais Wrestling e Jiu-Jítsu.

Ora só, será que ele não sabia que tudo isso iria acontecer? Será que ele não teria de ter feito esse intensivo de Wrestling para essa luta agora? Toda reclamação do brasileiro é completamente descabida nesse sentido. Ele sabia muito bem o que iria encontrar e mesmo assim não fez nada.

Duvido que tivesse uma cláusula no contrato dessa luta que obrigassem os dois a ficarem apenas na trocação aberta.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA