Topo

Na Grade do MMA

Medo do jiu-jitsu? Adversário de Demian Maia no UFC já 'aposentou' lenda da arte suave

UOL Esporte

29/07/2017 04h00

Tyron Woodley é o atual campeão dos meio-médios do UFC

Por Vanderson Pimentel

Sete anos depois de sua primeira disputa pelo título do UFC, Demian Maia terá uma nova chance neste sábado de ser o campeão da organização, agora pelo peso meio-médio. Ao contrário do combate de 2010, em que o lutador derrotado por decisão unânime por Anderson Silva nos médios tentava ir para a trocação, ele chegou próximo do topo novamente ao priorizar o seu jiu-jitsu, vencendo suas últimas sete lutas sempre buscando finalizar os seus adversários. No entanto, seu próximo rival é bastante preparado para evitar o previsível e eficiente jogo de quedas do brasileiro.

Natural de Ferguson (EUA), Tyron Woodley foi campeão estadual juvenil de wrestling em Missouri com 48 vitórias e possui também 7 triunfos e nenhuma derrota no cartel amador da categoria. Mesmo não sendo um wrestler com o prestígio de Daniel Cormier e Henry Cejudo, por exemplo, "O Escolhido" tem a melhor porcentagem de defesas de queda dos meio-médios da organização (92%).

Outra a vantagem a favor do americano de 35 anos é a sua estatura. Seus 1,75 m (8 cm a menos do que Maia) dificultam a entrada do brasileiro para quedá-lo e obrigam Demian a expôr o rosto, que poderá ser um grande problema contra um meio-médio que já mostrou a força de sua mão direita nas vitórias por nocaute contra Robbie Lawler, Dong Hyun Kim e Josh Koscheck.

Mesmo levando-se em consideração que a maioria de seus adversários foram trocadores e a dificuldade apresentada contra wrestlers na derrota para Jake Shields em 2013 e na vitória contra Kelvin Gastelum em 2015 (ambas por decisão dividida), Woodley tem uma fulminante conquista em seu cartel de 17 triunfos e 3 derrotas contra um dos maiores lutadores de jiu-jitsu da história.

Tyron Woodley e Demian Maia disputam o cinturão dos meio-médios do UFC | Josh Hedges/Zuffa LLC

Em 2010, quando ainda lutava pelo Strikeforce, Woodley nocauteou André Galvão com apenas 1 minuto e 48 segundos de luta. O pentacampeão mundial de jiu-jitsu até tentou ir para as pernas do americano, mas as defesas e os socos anteriores minaram o desempenho do brasileiro, que após a derrota deixou o MMA com 5 vitórias e 2 derrotas para voltar aos tatames.

Como Demian espera Woodley?

Faixa marrom de jiu-jitsu treinado por Ricardo Libório, prodígio de Carlson Gracie, o americano chegou a dizer que tinha condições de finalizar Demian. O brasileiro não crê nessa possibilidade. "A luta, provavelmente, vai ser ele tentando meter a mão dele, porque ele é forte pra caramba e muito explosivo e nocauteador. E eu tentando fazer meu jogo, que é finalizar. Não tem muito segredo. Quem encaixar melhor vai ganhar", disse Demian.

Um fator que também pode pesar contra o brasileiro é a idade. Prestes a fazer 40 anos em novembro deste ano, Demian, não faz uma luta prevista para 5 rounds desde 2015, quando derrotou Ryan LaFlare no Rio de Janeiro. No entanto, ele se vê melhor do que há 2 anos. "Me sinto bem melhor hoje. Eu não sinto o meu corpo perder performance. Isso é uma coisa que me intriga, sei que uma hora isso vem. Eu fico até observando, as vezes eu treino, mas não sinto perder performance. Até brinquei outro dia, tem aquele filme do Benjamin Button, eu estou meio assim".

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA