Topo

Na Grade do MMA

Em seu maior desafio, McGregor tenta passo final para o Olimpo do esporte

Jorge Corrêa

26/08/2017 04h01


Predestinado. Essa deve ser provavelmente a palavra que melhor define Conor McGregor, que tomou de assalto o mundo do esporte – e não apenas do MMA – nos últimos anos. Ele agora terá neste sábado seu maior desafio. Será o salto final para ele tentar entrar de vez para o Olimpo do esporte e superar, de vez, o nicho que lhe serviu de trampolim para o mundo.

Com atuações de gala, uma técnica invejável no que se propõe a fazer, uma retórica impecável, uma capacidade de provocação inteligente que poucos tem, o irlandês conseguiu conquistar um espaço que nenhum atleta do UFC tinha conseguido. Esqueça Anderson Silva ou Georges St-Pierre. Eles foram astros locais e do MMA. Conor é uma estrela mundial e acima de sua modalidade.

E ele nunca foi afeito a pequenos desafios. Desde que chegou ao Ultimate, sempre pensou – e discursou grande. Mais que isso, tudo que ele prometeu, entregou: sempre acerta como vai vencer suas lutas (o lado MisticMac), conquistou seu primeiro cinturão do UFC com uma corrida impecável entre os pesos pena (com direito a nocaute em 13s em José Aldo) e se tornou o primeiro campeão de duas categorias ao mesmo tempo no meio evento de MMA do mundo.

Mas então UFC ficou pequeno demais para ele. Ano após anos subindo na lista de atletas mais bem pagos no mundo, ídolo maior de um país inteiro, carregando um continente nas costas no UFC, Conor precisava de uma conquista nova. Mais um cinturão parecia pouco. Então ele resolveu tentar tomar para ele uma modalidade inteira: o boxe.

McGregor vai pisar em um território completamente desconhecido para ele (pelo menos profissionalmente) em uma situação que para ele será uma vitória enorme, independente do resultado final.

Se ele perder para Floyd Mayweather Jr. neste sábado, não terá acontecido nada além do esperado. O norte-americano invicto, indo para sua 50ª e última luta da carreira, é o amplo favorito. Mesmo que perca, o irlandês terá aparecido para um público gigantesco e terá na conta um desafio que poucos tiveram coragem de fazer na história do esporte.

Mas se McGregor vencer, ele conseguirá um dos maiores feito já visto entre todas as modalidades esportivas. Não existe precedente, pelo menos nos esportes de combates, de alguém que tenha sido tão bem-sucedido em áreas diferentes, como será o caso de Conor se ele vencer. Mais que isso, ele terá derrubado um dos maiores nomes do boxe de todos os tempos.

Em caso de vitória, McGregor entrará, com alguma facilidade, para o Hall dos maiores atletas de todos os tempos dentre todos as modalidades. O Olimpo do esporte também será sua casa.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA