Topo

Na Grade do MMA

O que está em jogo para os brasileiros do card principal do UFC Rio

UOL Esporte

09/05/2018 12h00

Dern, Jacaré e Lineker são algumas das atrações do card principal do UFC 224

Por Rodrigo Garcia

Como já é de praxe em eventos realizados no Brasil, o card do UFC 224, que será realizado neste sábado (12), no Rio de Janeiro, está repleto de atletas da casa. Para facilitar a vida de quem acompanhará a atração, apresento neste post o que está em jogo para alguns brasileiros que lutarão no card principal do evento.

Logo de cara, duas lutas se destacam por ter maior potencial de interesse do público: a disputa de cinturão entre Amanda Nunes e Raquel Pennington, que será tema de outro texto, e o duelo entre os veteranos Lyoto Machida e Vitor Belfort. Mais cedo, apresentei o que este duelo poderá mudar na vida de Machida, em post que pode ser conferido aqui. Já a situação de Belfort também será abordada em breve pelos colegas de redação Brunno Carvalho e Vanderson Pimentel.

Com isso, iniciamos a análise sobre o evento puxando pela luta entre Ronaldo Jacaré e Kelvin Gastelum.

Em sua primeira apresentação no Rio de Janeiro, o veterano atleta brasileiro terá a oportunidade de mostrar que ainda pode se credenciar para a disputa de cinturão dos médios.

Diante de um adversário que só foi derrotado na divisão pelo ex-campeão Chris Weidman, Jacaré poderá confirmar que é o nome ideal para desafiar o vencedor do duelo entre Robert Whittaker, atual campeão dos médios, e Yoel Romero, que acontecerá em junho, no UFC 225.

Em caso de uma vitória convincente sobre o quinto colocado do ranking dos médios, deverá pesar a favor do brasileiro o fato de os principais atletas da divisão estarem com suas situações encaminhadas. Ocupando a segunda colocação do ranking, Jacaré só tem à frente Romero e Whittaker. O terceiro colocado, Luke Rockhold, negocia para subir de divisão e enfrentar Alexander Gustafsson. Seu maior "rival" por esta oportunidade é Weidman, que não tem nenhum confronto agendado e vem de vitória justamente sobre o rival do brasileiro.

Mackenzie Dern X Amanda Cooper

A norte-americana mais brasileira do UFC estreará diante da torcida tupiniquim visando manter seu cartel invicto. E Mackenzie Dern não poderia ter pedido por uma adversária melhor para sua segunda luta na organização.

Diante de Amanda Cooper, a atleta de 25 anos terá em sua especialidade, o jiu-jitsu, o caminho para a vitória. Em seis lutas como profissional, Cooper saiu derrotada em três oportunidades, tendo sido finalizada em todas elas.

Em caso de vitória, Mackenzie poderá aparecer pela primeira vez no ranking das atletas peso palha do UFC, que já conta com as brasileiras Claudia Gadelha e Jessica "Bate-Estaca" Andrade. Além disso, o duelo também servirá para testar a popularidade da lutadora, que é filha do ex-lutador brasileiro Wellington "Megaton" Dias, com o público brasileiro.

John Lineker X Brian Kelleher

Em sua segunda luta consecutiva no Brasil, John "Mãos de Pedra" Lineker terá a chance de se recolocar na fila pela disputa de cinturão do peso-galo. Contudo, ele terá um adversário duríssimo pela frente. O norte-americano Brian Kelleher, que fará sua quinta luta pela organização, tem um histórico de 27 lutas profissionais, sendo 19 vitórias e oito derrotas.

Diante de um rival que nunca foi nocauteado na carreira, Lineker terá a oportunidade de impor seu forte jogo de trocação para atingir um feito inédito e, assim, mostrar que está pronto para ser cogitado como um desafiante ao título, já que os principais destaques da divisão já estão com seus futuros definidos.

TJ Dillashaw e Cody Garbrandt, campeão e primeiro colocado do ranking, respectivamente, farão aguardada revanche no UFC 227, que acontecerá em agosto. Dominick Cruz, segundo colocado,  não luta desde 2016 e segue sem previsão de voltar ao octógono. Raphael Assunção (3º) já está escalado para enfrentar Rob Font (12º), em julho. Por fim, Jimmie Rivera (4º) e Marlos Moraes (5º) medirão forças também em julho.

Com isso, resta a Lineker, sexto colocado do ranking, ter uma boa apresentação e torcer para que o duelo entre Rivera e Moraes não seja tão emocionante, o que lhe poderia lhe favorecer em uma "furada de fila" rumo ao título.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA