Topo

Na Grade do MMA

O vexame no TUF Brasil 3

Jorge Corrêa

14/04/2014 11h33


A tão divulgada nos últimos meses e aguardada briga entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen finalmente foi ao ar no sexto episódio do TUF Brasil 3, na madrugada (zzZzz) desta segunda-feira. O que em um primeiro momento, com os "aperitivos" apresentados até então, parecia até mesmo uma lutinha armada, se apresentou como um enorme vexame. Na verdade, tivemos um ato criminoso dentro da academia.

O The Ultimate Fighter nos Estados Unidos sempre teve rusgas, bate-bocas e até altercações leves entre treinadores durante o programa, principalmente quando havia uma grande rivalidade no ar. Vimos isso bem com Rampage x Rashad Evans, por exemplo. Mas nada parecido com o que ocorreu nessa versão brasileira.

Era sabido que o clima entre os dois seria quente, pelo histórico de provocações nos últimos anos, mas Wanderlei chegou decidido a tirar Sonnen do sério. O primeiro empurrão da temporada foi de Silva. O segundo, antes dessa briga, foi de Chael. Mas o que poderia ter parado por ali, virou uma cena de selvageria, uma briga típica de bares.

O TUF surgiu exatamente para dar luz a um esporte que por tantos anos sofreu com as chagas do vale-tudo e dos pitboys. Finalmente o MMA está se firmando como um esporte de contato, mas não necessariamente violento. O respeito entre rivais é algo comum, o discurso de paz é pregado por todos. Mas o que aconteceu no TUF Brasil apenas atenta contra todos esses princípios, é um tiro de doze no próprio pé.

Vamos aos erros dessa situação:

(1) A "turma do deixa-disso" demorou muito para entrar em ação. Apenas quando os dois chegaram às vias de fato é que partiram para separar. Espero que tenha sido mais por ninguém acreditar que aquilo realmente aconteceria do que pela gana de ver o circo pegar fogo.
(2) Wanderlei Silva sempre defendeu o MMA, é uma lenda e um dos precursores desse esporte. Ele não pode querer "honrar os brasileiros" das provocações de Sonnen na porrada. Ele sai apenas como justiceiro violento, não como herói de ninguém. Ele que implementou essa mentalidade violenta no programa. Chael pode ter provocado, mas quem levou para o lado do ajuste de contas foi o brasileiro.

(3) André Dida: O que ele fez foi um ato criminoso. Como disse Dana White, ele deveria ter saído de lá preso. Ele bateu em Chael Sonnen pelas costas e ainda comemorou ter ficado com a camiseta do americano, como um troféu. Lembrou-me algum tipo de briga de gangue, quando o dito vencedor pega um souvenir do rival derrotado.
(4) A TV Globo usou essa briga em suas chamadas de maneira moderada, como um "clima quente entre os técnicos". Mas o UFC, em mais de uma mensagem ou vídeo em seus canais na internet, usou o termo "sair na porrada". Como disse anteriormente, isso pode pesar mais contra um esporte que já tem uma enorme fama de violento.

Ainda teremos alguns desdobramentos sobre o ocorrido nos próximos episódios, como por exemplo uma enorme bronca de Dana White aos envolvidos, assim como a expulsão de André Dida do programa. A torcida é que a edição e as próximas ações tenham um tom mais educativo sobre o que aconteceu, mas a mancha ainda estará lá, indelével.

Opinião dos envolvidos

Meses depois da briga, já liberado para falar sobre ela, Chael Sonnen fez um desabafo. Para ele, o que aconteceu na academia do TUF Brasil foi um crime.

"No final foi um luta de dois contra um, isso foi a coisa mais desafortunada que aconteceu lá. A coisa toda foi lamentável, nunca deveria ter acontecido. Esse é um dos problemas de reality show na televisão. Se teve um momento ruim, ele foi gravado. O que aconteceu, do outro idiota ter saltado em cima de mim, foi um crime. Há uma linha clara do que é ilegal."

Nesta segunda-feira, André Dida tentou se explicar em entrevista ao site MMA Fighting. Ele disse que deu os socos no norte-americano para tentar tirá-lo de cima de Wanderlei.

"Sou técnico, tenho minha academia e sempre falo para as pessoas não fazerem esse tipo de coisa. Minha intenção era separar os dois, tinha de fazer algo. Agi de acordo com os meus instintos. Sonnen tem uma má reputação no Brasil, pelas provocações, então é difícil se arrepender do que eu fiz. Não podia deixar Wanderlei naquela situação."

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA