Topo

Na Grade do MMA

Weidman finalmente se mostra por completo como campeão. O rival ajudou

Jorge Corrêa

06/07/2014 12h45


Ninguém nunca colocou em xeque a capacidade técnica de Chris Weidman como lutador de MMA. Ninguém chega a uma segunda defesa de cinturão com nove lutas invictas na carreira. Mas desde que alcançou o topo do UFC com o título, ele ainda não tinha feito uma apresentação completa como campeão. Mas isso acabou no último sábado, em grande parte por conta de seu rival, Lyoto Machida.

Não há como negar que ainda pairavam uma série de dúvidas sobre o norte-americano como campeão por conta das situações que ele passou com Anderson Silva. Na primeira vitória contra o Spider, teve toda a polêmica sobre Brasileiro não ter levado o combate a sério. Depois, a vitória apenas com a fratura do ex-campeão. Não eram poucas as pessoas que colocavam em dúvida sua condição de campeão.

Pois boa parte dessas questões veio abaixo com a luta contra Machida. Weidman conseguiu mostrar todo seu arsenal contra um adversário que se mostrou muito duro e preparado.

O campeão teve paciência para aplicar suas sequências, mesmo com Lyoto com as esquivas em dia. Entendeu como Machida estava fazendo as defesas de queda para utilizar outras técnicas. Resultado, derrubou o adversário, trabalhou o ground and pound e ainda buscou finalizações. Acertou cotoveladas que machucaram bastante o adversário.

Mas o que mais chamou a atenção foi como Weidman soube apanhar. No terceiro round ele reverteu uma situação com uma queda. Levou muitos golpes e pouco balançou no quarto período. No quinto, soube controlar o ímpeto do desafiante para não ser nocauteado e manter o cinturão em uma vitória indiscutível por pontos.

Mesmo com o rosto machucado e um enorme roxo na região da costela direita, Chris mostrou que pode ser campeão dos médios do UFC por muito tempo.

Por outro lado, a fila também vai andar, Vitor Belfort e Ronaldo Jacaré devem ser os próximos adversários do norte-americano se tudo transcorrer dentro da normalidade. Mas com a atuação respeitável do último sábado, Lyoto Machida pode pensar em uma revanche com mais uma ou duas vitórias nessa categoria.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA