Topo

Na Grade do MMA

José Aldo contra-ataca. Agora segura, Chad Mendes

Jorge Corrêa

12/07/2014 08h58


No mundo do MMA, a frase "quem fala o que quer, ouve o que não quer" é levada muito a sério. Ninguém deixa uma provocação passar, ainda mais quando é pesada. Foi o que aconteceu com José Aldo. O campeão dos penas do UFC não deixou barato as falas de Chad Mendes, que o acusou de estar fugindo da revanche entre eles.

"José Aldo não pode fugir de mim para sempre", disse o norte-americano depois da luta, que estava marcada para 2 de agosto, ser cancelada por conta de uma lesão do brasileiro. O dono do cinturão mandou uma carta aos amigos do Combate.com para rebater o desafiante.

E não foi um texto leve. Chamou Mendes de frouxou, o acusou de usar "suplementos" estranhos – é doping, pessoal – e prometeu bater muito nele quando tiver em condições. Nada melhor que ler o texto completo do campeão.

"Fiquei sabendo das declarações do Chad Mendes, e tenho algumas dúvidas e perguntas para ele. Com relação a estar fugindo dele, então presumo que ele está me chamando de frouxo. E isso é uma coisa que sai do campo do esporte, que é o MMA. Por isso o que vou falar para ele é o seguinte: você não sabe onde eu nasci, o que passei para estar vivo até hoje, de onde eu vim. E também no mínimo não sabe nada sobre minha carreira dentro do MMA. Mas tudo bem, porque estou achando que você no mínimo está meio confuso. Vi uma declaração que você disse que achou desrespeitoso eu pular nos braços da minha torcida após te nocautear no Brasil. Mas não foi você mesmo que uma semana antes de dizer que achava desrespeitoso disse: "Quem sabe dessa vez não sou eu que vou correr para a galera como fez Aldo no Rio?".

Com relação às minhas lesões, talvez eu tenha tantas porque não devo estar tomando os mesmos "suplementos" que você toma. Tenho lesões porque treino muito para meter a porrada em você, como fiz da última vez, e acho que você deve lembrar e ter pesadelos até hoje com isso. Eu fiz todos os exames médicos necessários, mas se você agora é médico, posso mandar os exames para você avaliar. Quem sabe você não me receita um dos seus suplementos para eu melhorar mais rápido?

Com relação a quanto tempo vou ficar parado, são os médicos que vão dizer. Quem apanha é que costuma fugir para não apanhar de novo, mas não adianta fugir porque eu vou atrás de você. Enquanto a grade não fechar, você pode falar o que quiser, porque depois que ela fechar você não vai conseguir abrir a boca, então pode ficar falando enquanto tem boca. É você que manda agora onde vai lutar? Se não for, acho que o Dana White não vai gostar de ver alguém tomar decisões por ele, né?

Escutei falar também que até pelo cinturão interino você quer lutar, deve ser para não me esperar, mas isso não faz muito sentido porque, por exemplo, o Pettis está desde agosto do ano passado sem lutar, por conta de lesão e não teve uma disputa de cinturão interino nos leves. O Cain desde outubro, e só vai lutar em novembro, e como você bem sabe, eu já lutei este ano, em fevereiro (venceu Ricardo Lamas no UFC 169). E ainda faltam muitos meses até dezembro para o ano terminar e que, mesmo assim, seriam menos meses que tanto o Pettis quanto o Cain estão inativos.

Quem parece só querer lutar em casa é você, que não quer lutar no Brasil de jeito nenhum. Eu já me lesionei antes de lutar no Brasil contra o Frankie (Edgar) e depois fui a Vegas lutar. Eu já lutei aí na sua casa (Sacramento) contra seu professor (Urijah Faber), já lutei na casa do (Mark) Hominick com 55 mil pessoas, já lutei no Japão, na Europa. E você me diz que vai ser campeão? Campeão não escolhe adversário e nem local onde vai lutar, agora eu te pergunto quem é o verdadeiro FROUXO?".

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA