Topo

Na Grade do MMA

Polêmica: Pride liberava lutadores a usar esteroides? Veterano diz que sim

UOL Esporte

21/07/2014 11h09

86_l

Por Maurício Dehò

Já faz muito tempo que ecoam as acusações de que os lutadores do Pride se dopavam e tomavam esteroides para melhorar a performance. Boatos, dedos apontados e denúncias. Mas nunca provas. Até agora.

O veterano lutador americano-japonês Enson Inoue resolveu fazer barulho na Internet, ao divulgar o que diz ser um trecho de um contrato com o evento japonês. Nele, lê-se as políticas antidoping adotadas pela organização. E se drogas como maconha e cocaína rendiam punições, os esteroides não – de acordo com o texto.

Em seu Facebook, Inoue acusou: "Nos contratos do Pride, estava especificamente documentado que eles não estavam testando para esteroides".

A imagem mostra o artigo do suposto contrato.

roids

"Uso ilegal de narcóticos. Lutadores concordam em ser testados imediatamente após a luta em cada evento, para confirmar que não usam maconha, cocaína, heroína e barbitúricos. Se o resto for positivo, então, o lutador tem de perder todo o pagamento previsto no acordo. Estimulantes para melhora na performance da família baseada em esteroides são especificamente excluídos do escopo do teste."

Parece bem claro, não? O doping e o uso de esteroides e substâncias para melhora de performance são uma constante polêmica no MMA, ainda mais nos atuais dias, com as consequências do uso e da proibição do TRT e dos casos de Wanderlei Silva, Chael Sonnen e Vitor Belfort.

Enson Inoue tem 47 anos e não é considerado aposentado, mas só lutou uma vez nos últimos dez anos. Ele ostenta um cartel de 12 vitórias e 8 derrotas, triunfou contra Antz Nansen em seu último compromisso e fez cinco lutas no Pride, saindo vencedor só de uma delas.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA