Topo

Na Grade do MMA

Dana White alivia com Barão, e Dedé desabafa

Jorge Corrêa

02/09/2014 07h35


O presidente do UFC não tem o menor problema em ser duro com algum de seus comandados e, horas depois, mudar de ideia ou aliviar uma crítica. É da personalidade de Dana White. E foi exatamente o que ele fez com Renan Barão, após o brasileiro ter perdido sua luta no UFC 177, no último sábado, por conta de problemas durante o corte de peso.

"Todos ficamos chateados por ele não ter batido o peso. Não há desculpas para o que ele fez. Mas ele é bom garoto, não é um cara ruim. Apenas ele e a equipe sabem o que realmente aconteceu. Eles têm de conversar de verdade para chegar a um consenso sobre tudo isso e nunca mais repetir tais problemas. Ele já está pagando pelo que aconteceu, já foi penalizado de forma severa. Passou um verdadeiro inferno, e ainda vai para casa sem receber a bolsa."

O mandatário do maior evento de MMA do mundo colocou essa bronca sobre o brasileiro, que ficou fora da disputa de cinturão peso galo, na conta da imprensa e pediu que as críticas fossem aliviadas, mas ele próprio pegou pesado com Barão. Foi ele que atacou a preparação do ex-campeão e cortou a bolsa depois do acidente da semana passada.

Agora, Dana White cobra calma ao falar do que aconteceu com Renan. Depois da mordida, veio o justo assopro. "Barão não luta desde maio, e agora não receberá nenhum centavo. Treinamentos sempre custam uma boa grana e não sabemos quando ele poderá voltar a competir. As punições no MMA são piores do que em qualquer outra modalidade. Barão chegou em um ponto da carreira em que tem feito dinheiro. Mas só continuará assim desde que seja profissional", completou.

Essa mudança de postura de Dana White tem muito a ver com o post que publiquei aqui no blog sobre os culpados de tudo que aconteceu com Renan Barão. É uma mea culpa bem ao estilo do chefão do Ultimate.

Dedé fala em "pior dia da carreira"

Quem também está digerindo o que aconteceu com Renan Barão é o técnico Dedé Pederneiras. Em entrevista ao programa de rádio Mundo da Luta, o responsável pela carreira do peso galo não escondeu sua frustração. "Com certeza foi o pior dia da minha carreira, mais do que a perda do cinturão, mais do que qualquer outra coisa. Não posso dizer que foi o pior dia da minha vida, porque nada se compara a perda de um familiar, e eu já perdi meu pai, mas com certeza foi o pior dia profissional. Em 18 anos de carreira, foi a primeira vez que isso aconteceu isso comigo. Desde meu primeiro atleta no UFC, o Rafael Carino, eu venho acompanhando atletas e todas as vezes em que estava nunca tive um atleta que apagou e teve que ser retirado de um duelo por não ter condições de lutar."

Pederneiras ainda aproveitou para rebater as críticas de Dana White sobre a preparação de seus atletas, principalmente quando o chefão diz que Barão e José Aldo deveriam subir de categoria para diminuir os problemas de corte de peso.

"Quem tem boca fala o que quer. Não acho que a Nova União esteja sendo perseguida, até porque senão não teríamos tantos atletas dentro do UFC. Mas falando como homem de negócios, é mais interessante ter um campeão loirinho, americano, que saiba falar inglês, do que um brasileiro que não saiba falar inglês. Mas não vejo nenhum tipo de perseguição, não. Agora é digerir tudo que aconteceu e seguir em frente. Barão está com muita vontade, tinha feito um camp perfeito, sem lesões, e por isso ficou muito chateado. Vamos voltar mais fortes"

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA