Topo

Na Grade do MMA

Se Jacaré não disputa o cinturão agora, quem ele deve enfrentar?

Jorge Corrêa

08/09/2014 07h00

Não há como negar que Ronaldo Jacaré é o lutador que está mais próximo de disputar o cinturão dos médios do UFC, ainda mais depois da impressionante vitória sobre Gegard Mousasi no último sábado. O problema é que ele esbarrou em um problema inexorável: o tempo.

Ele até saiu do octógono convicto de que sua próxima luta será pelo cinturão. Brigou e pediu pelo title shot. Mas Dana White não demorou para baixar o ímpeto do capixaba. Com a luta entre o campeão Chris Weidman e o desafiante Vitor Belfort acontecendo apenas em 6 de dezembro, Ronaldo deve fazer mais um combate sem valer a cinta. Seria muito tempo de inatividade.

Já que Jacaré deve fazer mais esse combate, vamos conjecturar quem deve ser seu adversário, quais são as melhores possibilidades que ele tem na categoria.

O rival perfeito seria Luke Rockhold. O norte-americano vem de duas vitórias e Jacaré sonha com uma revanche depois de ter perdido o cinturão dos médios do extinto Strikeforce para ele. Mas com fogo no rabo e empolgado com as provocações entre eles, o UFC acabou casando a luta entre Luke e Michael Bisping, para 8 de novembro, nas Austrália.

Então, olhando o ranking dos médios, restam apenas um ou dois adversários bem colocado e em bom momento – enfrentar alguém fora do Top 10 ou vindo de derrota seria um passo para trás para Jacaré.

A melhor opção no momento é o vencedor de Tim Kennedy x Yoel Romero, que acontece no final deste mês no UFC 178, em Las Vegas. O falastrão dos EUA, 6º na categoria, tem quatro vitórias seguidas, sendo três desde que chegou ao UFC – além de já ter perdido para Jacaré no Strikeforce. Já o judoca cubano tem a mesma sequência do rival, mas é só 10o do ranking.

Correndo por fora temos CB Dollaway, que adora vencer um brasileiro (Daniel Sarafian e Cezar Mutante que o digam). É 9º entre os médios, vem de duas vitórias seguidas e está sem luta marcada, foi apenas sondado para ser rival de Lyoto Machida. [Não, pessoal. Lyoto não é um rival em potencial para o Ronaldo. Acabou de vir de disputa de cinturão, precisa de alguém menos complicado.]

Mas minha aposta é que o UFC vai segurar um pouco para marcar a próxima luta de Ronaldo Jacaré. Isso porque ele seria o substituto perfeito e natural para a luta de cinturão de dezembro. Muitos apostam que algo pode acontecer com Vitor Belfort antes de ele enfrentar Chris Weidman.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA