Topo

Na Grade do MMA

Brasil enfrenta seu maior desafio no UFC: ver seus astros perderem em casa

Jorge Corrêa

15/09/2014 06h01


Tendo apenas os Estados Unidos a sua frente, o Brasil está mais que consolidado como o segundo maior mercado do UFC, tanto em quantidade e qualidade de lutadores, quanto em atração e retorno de investimentos do maior evento de MMA do mundo. Mas agora, o país passa por seu maior desafio no Ultimate.

O que antes era raro, virou realidade no ano de 2014: os astros brasileiros começaram a perder em casa, diante de ginásios lotados, nas lutas principais.

Entre 2011 e o começo de 2014, o Brasil tinha perdido apenas duas vezes em casa em 11 eventos, com Wanderlei Silva e Demian Maia. Agora, soma três derrotas consecutivas em combates principais: Shogun, em Natal; Maldonado, em São Paulo; e Pezão, em Brasília, no último sábado.

Claro que o muxoxo nos ginásios e um ou outro xingamento sempre vão acontecer. Mas essa situação vai além da frustração momentânea, ela coloca à prova o jovem amor da torcida brasileira pelo MMA e pelo UFC.

A regra é clara e a história mostra muito bem isso: o Brasil gosta de campeões, não gosta de esporte. Não são poucas as modalidades que por aqui, hoje, não superam o interesse de apaixonados e iniciados depois de terem atraído o grande público nos momentos em que tivemos campeões. Gustavo Kuerten e o tênis que o digam.

O UFC ainda tem bastante lenha para queimar nesse sentido. Temos um campeão e muitos lutadores em posição de disputar títulos em breve, além de jovens que podem deixar o futuro do MMA brasileiro bem encaminhado. Mas esses resultados atuais vão testar muito a maturidade de nossa torcida.

O que vai acontecer nos próximos três eventos que acontecerão no Brasil ainda este ano podem indicar bastante qual o caminho que a modalidade pode tomar. Material humano para se manter em alta por muitos anos o MMA tem, agora precisa saber como trabalhar esse potencial.

Aproveito para fazer o questionamento para você, amigo internauta: a torcida brasileira está pronta para ver seus ídolos perderem em casa?

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA