Topo

Na Grade do MMA

Como o UFC 178 mexeu com o topo de seis categorias

Jorge Corrêa

29/09/2014 06h01


Antes de o portão do octógono em Las Vegas fechar pela primeira vez, o UFC 178 não alimentava grandes expectativas. Mas ao final do evento, além das grandes lutas que tivemos, o card mexeu diretamente com o topo de seis categorias da franquia. Vou explicar o que aconteceu em cada uma delas.

Novo desafiante pelo cinturão dos galos O brasileiro Raphael Assunção tem de lamentar: vai esperar mais para disputar o título, mesmo que vença Bryan Caraway no próximo fim de semana. Isso porque o ex-campeão Dominick Cruz voltou de um hiato de quase três anos com uma atuação de gala, nocauteando o japonês Takeya Mizugaki em 1min. Dana White já avisou que ele será o próximo rival do campeão TJ Dillashaw.

Nova desafiante pelo cinturão feminino peso galo A brasileira Amanda Nunes até chegou perto de ter essa chance quando bateu muito no início da luta, mas Cat Zingano mostrou por que é a número 1 da categoria. Com a mesma gana que superou a grave lesão no joelho e o suicídio do marido, a norte-americana se recuperou na luta para conseguir no nocaute no terceiro round. Com isso, finalmente vai enfrentar Ronda Rousey.

Campeão dos moscas sem desafiante Único campeão na história da categoria no UFC, Demetrious Johnson acabou de despachar com facilidade o número 8 do peso, Chris Cariaso. Agora, restam apenas um rival direto: o brasileiro John Lineker, que teve atrasada sua disputa de cinturão por conta do seu eterno problema com a balança. Se vencer Ian McCall em novembro, será o próximo desafiante do Might Mouse.

Penas com um novo top contender Conor McGregor ainda não tinha enfrentado um grande rival no UFC. Mas sua impressionante vitória sobre Dustin Poirier deixou claro que ele está muito perto de disputar o cinturão dos penas. Mais que isso, ele pediu e dificilmente não será atendido: deve enfrentar o vencedor de José Aldo x Chad Mendes, no Rio, em outubro. E o irlandês já avisou que quer lutar com o brasileiro em um estádio por aqui.

Um rival para Jacaré Com o adiamento da disputa de cinturão dos médios entre Chris Weidman e Vitor Belfort, por conta da lesão do campeão, Ronaldo Jacaré teria de esperar muito tempo até disputar o cinturão. Agora, ele rival em potencial bem ranqueado: o cubano Yoel Romero. Isso só não acontecerá se o UFC marcar uma revanche contra Tim Kennedy por conta das polêmicas que envolveram o combate.

Cerone finalmente chegou lá Ninguém nunca discutiu a qualidade do caubói Donald Cerone. Mas na hora de chegar perto do cinturão, sempre perdi. Não foi o que aconteceu. Mesmo contra o duríssimo Eddie Alvarez, que finalmente estreava no UFC, conseguiu fazer um combate consciente e teve uma vitória consistente. Ainda deve fazer mais uma luta antes de ir para a cinta, mas nada que deve lhe trazer um grande desafio.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA