Topo

Na Grade do MMA

Werdum e o caminho mais fácil para ser campeão do UFC

Jorge Corrêa

22/10/2014 07h04


Como desgraça pouca é bobagem, o ano de 2014 aprontou mais uma para cima do UFC. Há poucas semanas da tão aguardada estreia do Ultimate no México, o campeão dos pesados Cain Velasquez sofreu uma grave lesão no joelho e ficará um longo tempo parado. Dessa maneira, Fabrício Werdum disputará o cinturão interino da categoria contra Mark Hunt, no UFC 180 em 15 de novembro.

É imensurável a decepção do UFC e da torcida de MMA do México com essa lesão. Norte-americano de pais mexicanos, o campeão comove os fãs do país como se tivesse nascido lá. Dana White sempre falou que a ida da franquia para lá dependia diretamente da participação de Velasquez – agora, terão de superar isso.

Mas para o brasileiro, a notícia pode não ser tão ruim assim. Claro que ele agora tem um combate de menor repercussão, mas ele ganhou um caminho amplamente mais fácil para se tornar campeão do UFC, mesmo que de forma interina. Cain é o mais completo e preparado lutador de MMA da atualidade e Werdum precisaria se superar de uma maneira nunca antes vista para conseguir o título dos pesados.

Mark Hunt é um cara duro, com um ótimo queixo e uma mão muito pesada. Mas nem em sonho podemos compará-lo com o atual campeão. Dentre os tops da categoria, provavelmente é a opção mais fácil que o gaúcho poderia ter. Tanto Junior Cigano – quanto Stipe Miocic – que se enfrentam em dezembro – seriam rivais mais duros.

Fabrício também já mostrou que tem a tática perfeita para enfrentar um cara como o neozelandês (gordinho, de queixo duro e mão pesada). Ele deu uma surra em Roy Nelson usando sua maior envergadura para manter a distância, principalmente com chutes frontais e sequências de diretos.

Agora, uma aspa de Werdum aos amigos do Portal do Vale Tudo:

"Eu estava aqui descansando depois do treino. Eu estou treinando aqui em Jiquipilco, que fica a 3600m de altitude, há mais de um mês. Treinei de manhã e estava descansando depois do almoço. Aí o Dana White me ligou e disse 'Tenho duas notícias, uma boa e uma ruim. A boa é que você lutará pelo cinturão pelo dia 15, mas não será mais contra o Velasquez, pois ele machucou o joelho, vai ser contra o Mark Hunt'. Por um lado fiquei triste, vou fazer o quê? Mas pelo outro sei que a torcida vai ficar toda ao meu lado, pelo fato de eu fazer parte do UFC Network, aparecer em toda a América Latina. Fiquei muito triste porque eu queria lutar contra o Velasquez, estava treinando para enfrenta-lo. É um grande sonho, meu objetivo é sempre o cinturão, mas contra ele seria também um grande desafio pra mim. Eu pensava nele o tempo inteiro, já estava montando a estratégia com minha equipe. A gente alugou uma fazendo aqui na altitude, uma casa pra umas 20 pessoas. Agora vamos pra esse novo desafio"

O resumo do blogueiro: Podem preparar o churrasco, pois o Brasil vai voltar a ter um cinturão, mesmo que interino, dos pesos pesados do UFC.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA