Topo

Na Grade do MMA

Rodrigo Minotauro é novo técnico do TUF Brasil no lugar de Anderson Silva

Jorge Corrêa

09/02/2015 19h27

A Comissão Atlética de Nevada solicitou a saída de Anderson Silva do reality show TUF Brasil após seu flagrante em um antidoping surpresa. Com isso, Rodrigo Minotauro foi escolhido pelo UFC como novo treinador da quarta edição do reality show, ao lado de Maurício Shogun.

Na semana passada, foi revelado que Anderson Silva foi flagrado em teste realizado antes de sua luta contra Nick Diaz. Em um exame de urina feito em 9 de janeiro, ele testou positivo para os anabolizantes drostanolona e androsterona. Com este flagrante, está temporariamente suspenso pela comissão até seu julgamento em 17 de fevereiro e, por isso, foi pedida sua saída do programa.

O blog tinha revelado na semana passada que o UFC já tinha a intenção de trocar o treinador do programa por conta do doping do ex-campeão dos médios, mas buscava uma saída digna para Anderson. Oficialmente, a franquia declarou apoio ao lutador e disse que o manteria no TUF Brasil até que terminasse todo o processo do julgamento. O pedido da comissão antecipou sua saída.

Em comunicado, a TV Globo – principal parceira do Ultimate no Brasil e canal que transmite o programa – apoiou a decisão da comissão e disse que era a melhor situação para que o lutador preparasse sua defesa. "O UFC e a Globo entendem que a decisão da Comissão permitirá que Anderson foque a atenção em sua atual situação. O lutador aparecerá nos primeiros episódios e será substituído por Rodrigo Minotauro", explicou.

Essa é a segunda vez que Rodrigo Minotauro será treinador do TUF Brasil. Ele já tinha comandado a segunda edição em 2013, junto de Fabrício Werdum. Além disso, ele tinha sido técnico de uma das edições da versão norte-americana do reality show em 2008.

Mais cedo, nesta segunda-feira, foi divulgado o resultado de um segundo exame antidoping surpresa realizado por Anderson Silva. Em uma amostra de sangue colhida em 19 de janeiro, não foi detectada a presença de HGH (hormônio de crescimento humano).

Confira o comunicado completo:

O UFC® anunciou nesta segunda-feira que a lenda brasileira do MMA Rodrigo "Minotauro" integrará o reality show The Ultimate Fighter® Brasil 4, como treinador de uma das equipes, no lugar do ex-campeão Anderson Silva.

A Comissão Atlética do Estado de Nevada, que regulamenta todas as lutas do The Ultimate Fighter filmadas em Las Vegas, solicitou que Anderson Silva encerasse sua participação na edição como resultado da suspensão temporária que recebeu, após o resultado do exame de doping do dia 09 de janeiro, na pré luta do UFC® 183.

O UFC e a Globo, emissora que transmite o reality show no Brasil, respeitam a decisão da Comissão e entendem que isto permitirá Anderson focar sua atenção na atual situação. Anderson Silva tem sido um atleta excepcional, um campeão, verdadeiro embaixador do esporte, e o UFC continuará apoiando o lutador durante todo o processo legal.

O The Ultimate Fighter® Brasil 4, que começou a ser gravado em Las Vegas, na segunda-feira, 2 de fevereiro, originalmente teria Silva e o ex-campeão meio pesado Mauricio "Shogun" como treinadores das duas equipes. Mauricio continuará na liderança do Time Shogun, mas agora enfrentando o Time Nogueira, que além de Rodrigo "Minotauro", terá Rogério "Minotouro" como técnico assistente.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA