Topo

Na Grade do MMA

Ressurreição de Shogun no UFC passa pelas mãos de Rafael Cordeiro

Jorge Corrêa

24/03/2015 09h45

Para quem foi o maior fenômeno que o extinto Pride já teve e poucos anos depois conquistou o cinturão dos meio-pesados do UFC, é quase impensável ver Maurício Shogun com quatro derrotas em suas últimas cinco lutas. Mas há uma luz no fim do túnel para o curitibano e ela é uma velha conhecida.

Maurício nunca mais se encontrou no octógono depois que levou uma surra de Jon Jones em 2011 e perdeu o cinturão do Ultimate. Foram apenas três vitórias em oito lutas desde então e uma gloriosa carreira em xeque, ainda mais por conta das atuações claudicantes e derrotas vexatórias que enfrentou.

Mas não há como negar o talento do veterano. Ele não foi o Jon Jones do Pride por acaso, não foi por coincidência que fez duas lutas épicas com Lyoto Machida no UFC. Só que falta algo para empurrá-lo. É famosa sua falta de foco, de vontade, ou sua preparação um pouco desleixada. Seu melhor momento no UFC foi quando se internou por meses em São Paulo e parece que isso não é mais o suficiente.

Shogun prepara agora um reencontro com seu passado para renascer no MMA. Já está bem conversado para que ele faça sua preparação para sua próxima luta, contra Rogério Minotouro no UFC Rio em agosto, com Rafael Cordeiro na Kings MMA, na Califórnia. É uma volta as suas origens no esporte.


O treinador foi o responsável por descobrir e dar forma a Maurício quando jovem na academia Chute Boxe, em Curitiba, no começo dos anos 2000. Eles estavam juntos nas conquistas no Pride. Se Shogun é conhecido hoje em dia, muito se deve às aulas que fez com Cordeiro na capital paranaense. Depois, fizeram apenas alguns trabalhos esporádicos.

A fase gloriosa o técnico também ajudou nessa reaproximação. Rafael está com todos os holofotes do mundo do MMA depois de levar Fabrício Werdum ao cinturão interino dos pesados e Rafael dos Anjos ao título dos leves. Isso fez com que Shogun se inspirasse a voltar a trabalhar com ele

Não há como duvidar que se tem alguém que pode comandar uma ressurreição de Maurício Shogun, esse alguém é Rafael Cordeiro. Se o treinador conseguir colocar no lutador o foco e a mentalidade que pôs nos novos campeões do Ultimate, o ex-campeão pode voltar a fazer muito barulho nos meio-pesados.

Leia também
General amansado, técnico vira guru ao lapidar novos campeões do UFC
Com Rafael campeão, Werdum ganha força contra o "imbatível" Velásquez

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA