Topo

Na Grade do MMA

7 motivos mostram por que Rockhold passou Jacaré na fila pelo cinturão

Maurício Dehò

20/04/2015 06h00

Por mais que o ranking dos médios do UFC – que será atualizado no fim da tarde desta segunda-feira – ainda mostre e possa até manter Ronaldo Souza, o Jacaré, como número 1 da categoria, o UFC de sábado, em Nova Jersey, acabou com Luke Rockhold roubando a cena e, muito provavelmente, ele também tomará a vaga como próximo desafiante ao cinturão.

Dana White foi político. Disse que não cravará o nome de quem vai encarar o vencedor de Chris Weidman, campeão dos médios, contra Vitor Belfort, duelo que acontece em maio. Mas diversos fatores fazem com que Rockhold ganhe o protagonismo e, se tudo der certo, seja confirmado nesta posição. Desde que, é claro, o vencedor da luta saia com a saúde pouco ou nada comprometida e que não seja concedida uma revanche imediata a um deles.

Mas, vamos ao motivos, incidentes e fatos que mostram como o que era até improvável há alguns meses virou o grande momento da carreira de Rockhold:

1. Nenhum peso médio venceu Lyoto assim. Nem Weidman.
O que Luke Rockhold fez com Lyoto Machida não se vê todo dia. E, por sinal, nunca havia sido visto na categoria médio, em que o Dragão começou a lutar em outubro de 2013. Depois de encontrar seu peso, Lyoto teve grandes atuações, mas perdeu para Chris Weidman a disputa de cinturão, em julho do ano passado. Aquela luta, no entanto, foi dura, teve grandes momentos dos dois lutadores e a derrota veio por pontos. Luke, portanto, fez muito mais que o atual campeão dos médios conseguiu contra Lyoto há menos de um ano e, assim, mostra que pode fazer frente a Weidman. A derrota de Lyoto, por sinal, foi a pior desde que ele encarou Jon Jones, em dezembro de 2011, quando foi finalizado.

2. O fator TV aberta
Luke Rockhold não apenas tratorizou Lyoto em um grande evento do UFC. Ele o fez na TV aberta dos Estados Unidos. O card deste sábado foi transmitido pela FOX e, portanto, passa de graça para o país, ficando disponível para um público mais distante e que precisa de um empurrãozinho para virar fã definitivamente. Faça as contas: o público dos EUA ver o galã Rockhold arrasar uma "lenda", um ex-campeão de uma categoria acima, em apenas dois rounds, é ou não é um enorme atrativo, mesmo diante da boa fase de Jacaré?

3. Luke já venceu Jacaré
Se houvesse um critério de desempate que garantisse o title shot baseado no confronto direto, Luke bateria Jacaré. Afinal, no encontro entre eles no Strikeforce, em setembro de 2011, o norte-americano levou a melhor, por pontos. A luta valeu o cinturão do evento, que era do amazonense. O critério de desempate não existe, mas, este é mais um ponto a favor do algoz de Machida.

4. Norte-americano venceu melhores rivais
Ter Lyoto Machida como rival enquanto Jacaré teve de se contentar com o substituto Chris Camozzi, um lutador a quem já havia vencido e que fora até demitido pelo UFC, foi uma vantagem gigante para Luke. Com Luke e Jacaré lutando na mesma noite, o evento do Ultimate fez um registro simultâneo do momento de ambos. A dupla, é claro, saiu em alta, mas a diferença de nível de rivais é gritante demais para não ser levada em consideração. Antes disso, eles tiveram um conjunto de rivais bem equilibrado nas lutas anteriores: Luke venceu Phillippou, Boetsch e Bisping, enquanto Jacaré passou por Okami, Carmont e Mousasi.

5. A zica de Jacaré
Azar. Isso define o que fez Jacaré ainda não ter sua chance pelo cinturão. Lesões mexeram muito com sua trajetória no UFC, e principalmente sua rivalidade com Yoel Romero ficou comprometida por isso. Primeiro foi o amazonense que precisou deixar um card por conta de lesão. Agora, foi Romero. O duelo seria entre dois lutadores invictos e com vitórias arrasadoras nas últimas lutas, mas deu lugar a uma luta dada como vencida antes mesmo de Jacaré entrar no octógono contra Camozzi.

6. Duelo americano em NY e a arte de vender lutas
O UFC sonha com seu evento no Madison Square Garden, em Nova York. Se a proibição no estado cair este ano, Dana White já confirmou que há uma data reservada, e fala-se que seria em dezembro. Rockhold se apressou em pedir esta luta e em "exigir" que Weidman faça seu trabalho e bata Vitor. Um combate entre dois norte-americanos seria ainda mais interessante para o público, incluindo aí a habilidade de Rockhold de vender seus combates, uma característica em que ele manda bem melhor que o mais reservado Jacaré.

7. Jacaré sequer foi entrevistado
Voltando a falar de TV, ao final da luta e de sua vitória arrasadora, Jacaré não teve espaço no microfone para pedir uma disputa de cinturão – algo bem comum aos fins de combate do Ultimate. Tudo bem, pode ter sido uma questão apenas de transmissão da FOX, TV dos EUA. Mas, sem poder desafiar o campeão ali, no calor do momento, Jacaré perdeu uma baita chance de fazer um marketing pessoal.

Para encerrar, vale dizer que, com a boa fase tanto de Rockhold quanto a de Jacaré, não seria nada mal guardar para depois uma revanche entre eles. Isso, é claro, pensando na possibilidade de Rockhold tomar o cinturão de Weidman. Jacaré pode enfrentar outros bons nomes, aguardar um pouquinho, manter seu nome em alta e aí fazer a revanche com Rockhold valendo cinturão. Seria um lutaço, com muitos atrativos.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA