Topo

Na Grade do MMA

Rampage diz que Maldonado ‘não é humano’. Mas isso não basta para vencer

Maurício Dehò

26/04/2015 09h39

Mais aguardada que o combate principal, que teve o pouco empolgante campeão dos moscas Demetrious Johnson em ação, a luta entre Fabio Maldonado e Quinton Rampage Jackson não foi toda a guerra sangrenta que se prometia, mas serviu para entreter, com um combate calcado na trocação e com diversas bombas distribuídas por ambos os lutadores. Ao fim do combate, o ex-campeão dos meio-pesados Rampage triunfou por pontos, mas se rendeu ao brasileiro.

"Eu simplesmente acho que Fabio não é humano", afirmou o norte-americano, sobre o queixo do "Caipira de Aço". O problema do brasileiro é que aguentar porrada não é o suficiente para o sucesso no UFC. E, se ele queria bater o veterano para ter um divisor de águas e avançar entre os tops de sua categoria, o fato é que Maldonado passou longe disso no Canadá.

Maldonado segue com um problema em suas lutas, que é se apoiar nesta qualidade de suportar os golpes dos rivais, acreditando que, fazendo-os cansar de bater, poderá encerrar a luta no segundo e terceiro rounds. Mas, com apenas 15 minutos de ação, muitas vezes não há tempo para toda essa reviravolta. Foi o que aconteceu mais uma vez em sua carreira.

O brasileiro também acaba pecando pelas provocações. A todo momento, gesticulava após os golpes de Maldonado, dizendo não sentir seus socos e pedindo mais. Provocar, tudo bem, mas quando se está em desvantagem não ajuda em nada – e ainda deixa os torcedores enfurecidos.

O fato é que Maldonado não conseguiu mostrar a força de seus punhos e foi menos ativo que Rampage. Ele lançou apenas 134 golpes, contra 211 de Rampage. Entre os golpes significativos, teve 67, contra 99 do vencedor. Pouco diante de um rival confirmado no card a apenas quarto dias do UFC 186.

Ainda assim, Maldonado deve seguir com prestígio no UFC, já que geralmente suas lutas tem esse aspecto "Rocky Balboa" que grudam os torcedores na tela.

Rampage comprovou esse poder quase imortal do brasileiro: "Eu bati nesse cara com tudo o que podia e ele ainda pedia mais. Eu não sabia mais o que fazer. Eu até cheguei a tentar um chute na cabeça. Pensei em soprar meu mau hálito nele, mas acho que nem isso adiantaria", brincou Rampage.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA