Topo

Na Grade do MMA

Dica pra Aldo: veja como lutador aplicou vitória relâmpago em McGregor

Maurício Dehò

05/12/2015 06h02


Apesar da aura de invencibilidade e dos quatro nocautes seguidos que emplacou no UFC, Conor McGregor já conheceu o amargo sabor de sua derrota. E sabe qual é a sua criptonita? A luta de chão. Foi com ela que Chad Mendes dificultou a vida do irlandês na mais recente luta do falastrão e foi no solo que ele teve os dois únicos reveses de sua carreira.

O principal e mais recente deles foi com um conterrâneo que hoje está no UFC: Joe Duffy.

E olha que o feito não foi qualquer: Duffy basicamente humilhou o falastrão – ainda não tão falastrão naquela época – com uma finalização em 38 segundos e expôs o que já vimos na mais recente vitória de McGregor, sobre Chad Mendes: o chão do europeu é fraquinho, fraquinho…

O encontro entre eles já tem cinco anos e aconteceu no Cage Warriors Fighting Championship (pule para o minuto 2 no vídeo acima). Em um evento cuja luta principal era feminina, eles fizeram a quarta luta mais importante da noite, apenas. E não se viu sombra do potencial de McGregor. O irlandês começou mais ágil em pé, mas Duffy conseguiu levá-lo para o chão na primeira oportunidade.

Em poucos instantes, Duffy passou a guarda e, diante da postura "receptiva" para as movimentações do rival apresentada por McGregor, saltou por seu corpo e encaixou um katagatame um tanto desajeitado, mas que forçou Conor McGregor a dar os três tapinhas. Depois do combate com Duffy, McGregor enfileirou rivais: 14 vitórias seguidas, sendo 12 por nocaute.

Este combate com o compatriota foi a segunda derrota da carreira de McGregor, que também foi finalizado em sua terceira luta profissional. O primeiro revés do irlandês aconteceu em junho de 2008, contra Artemij Sitenkov.

Mais uma vez, pode-se dizer que McGregor foi arrasado. Sitenkov puxou para a guarda no começo da luta e armou sua armadilha. Até deixou McGregor bater um pouco, mas estava, na verdade, ajustando seus movimentos. Bastou 1min09s para o lituano pegar o rival em uma chave de perna e finalizar a luta.

Sitenkov tem como curiosidade ter um cartel curioso: 15 vitórias e 14 derrotas; todos os triunfos foram por finalização, e McGregor foi sua vítima mais famosa.

José Aldo e Conor McGregor duelam no dia 12 de dezembro, em Las Vegas, para a unificação do cinturão dos penas do Ultimate. O card ainda conta com a disputa de título dos médios, com Chris Weidman sendo desafiado por Luke Rockhold, e mais duelos de peso, como Ronaldo Jacaré x Yoel Romero.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA