Topo

Na Grade do MMA

Por que e como Ronda Rousey foi derrotada. E um viva à nova campeã!

Jorge Corrêa

15/11/2015 04h30


A primeira reação lógica é o choque. Era quase impossível imaginar Ronda Rousey derrotada e ainda mais desacordada no chão, sangrando, depois de levar um dos chutes mais perfeitos da história do MMA feminino. Holly Holm chocou o mundo e se tornou a nova campeã peso galo feminino no UFC. A Austrália viu a coroação de apenas a segunda dona do cinturão da categoria.

Passada a primeira impressão, podemos falar de como e por que Ronda, que até então era tomada como invencível, foi derrubada. Holm usou todo seu arsenal da trocação de maneira quase impecável e teve calma para esperar o momento certo de se defender de uma chave de braço e dar o chute derradeiro.

A ex-campeã sabia o que encontraria: uma rival usando sua especialidade (o boxe) e tentando manter a distância. Assim, ela precisaria encarar os golpes de Holm para encurtar e tentar a rival para o chão. Lá, poderia tentar seu golpe até então indefensável.

O problema é que nessa tentativa de encurtar, Ronda foi engolindo um direto e um cruzado atrás do outro. Isso foi minando seu jogo e dando confiança para Holm. Rousey sangrava pela primeira vez no octógono do Ultimate e ainda viu Holly conseguir defender a única tentativa de chave de braço que teve.


"Rowdy" estava claramente perdida quando soou o gongo para o início do segundo round. Assim como outra rivais fizeram contra ela e se tornaram vítimas fáceis, Ronda partiu com tudo para cima. Mais golpes de encontro e ela foi ao chão. Ao se levantar, veio o chute de misericórdia.

Estratégia perfeita da nova campeã, que colocou com perfeição o chute no seu jogo de campeã mundial de boxe. Mais que isso, ela usou a única arma que Ronda simplesmente não tem em seu arsenal. Ela sempre disse que não sabe chutar – e nem fazia questão de aprender. No mínimo, irônico.

Agora, o mundo do MMA vai acordar esperando uma revanche, que deve acontecer imediatamente. Conhecendo o modus operandi do UFC, com certeza a primeira defesa de Holm será contra Rousey, assim como já tinha acontecido no caso de Anderson Silva e Chris Weidman.

Essa luta provavelmente acontecerá no UFC 200, em Las Vegas, no meio do ano que vem. Esse card não tem nenhuma luta confirmada, mas começa a se desenhar histórico.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA