Topo

Na Grade do MMA

Ataque cardíaco mata ex-campeão do UFC aos 44 anos; colegas lamentam

Maurício Dehò

12/02/2016 08h45

O ex-campeão do UFC Kevin Randleman, um dos astros da organização na década de 1990, morreu na noite desta quinta-feira, nos Estados Unidos. Aos 44 anos, ele enfrentava uma pneumonia e estava hospitalizado, quando sofreu um ataque cardíaco e não resistiu. O Bleacher Report foi o primeiro a confirmar a notícia.

A morte do peso pesado surpreendeu a todos, já que ele esteve este mês no "Oscar do MMA", a premiação anual promovida pela revista Fighters Only. Randleman estava aposentado desde 2011 – sua última luta foi sua quarta derrota seguida e ocorreu contra Baga Agaev, na Rússia.

"O Monstro" foi um atleta de wrestling de destaque nos Estados Unidos, vencendo três vezes a competição mais tradicional da modalidade no país.

Em 1996, ele foi para o MMA e rapidamente fez fama. Suas primeiras oito lutas foram em competições no Brasil. Em 1999, foi para o UFC e foi colocado em um "torneio" para a disputa do cinturão dos pesados. Na primeira chance, perdeu para Bas Rutten. Na segunda, pelo cinturão vago, derrotou Pete Williams por pontos e conquistou o título.

O brasileiro Pedro Rizzo teve a chance de tirar o cinturão de Randleman em junho de 2000, mas foi derrotado por pontos. O norte-americano foi destronado por Randy Couture, em novembro do mesmo ano.

Couture foi um dos diversos lutadores a lamentar a morte do ex-campeão, em uma mensagem tocante, via Instagram:

"Kevin, meu amigo, muita dor e meu coração se parte quando o sol se põe na sua jornada. Eu abraço as memórias de nossos tempos, com muitos risos, no calor do combate e em lágrimas. Nunca sonhei que ficaria sozinho depois das aventuras que vivemos. Você viveu uma vida inimaginável, com a filosofia de quem conhecia os dois lados da moeda. Enfrentamos demônios, alguns lado a lado, e vencemos, sempre dividindo as vitórias. Sou abençoado de ter dividido essa vida com você. Te vejo do outro lado".


Depois do UFC, o norte-americano teve diversas lutas no Pride, enfrentando astros como Fedor Emelianenko, Kazushi Sakuraba, Quinton Jackson, os irmãos Maurício Shogun e Murilo Ninja, entre outros. Contra Shogun, quando foi finalizado, foi pego em teste antidoping. Seus últimos suspiros no MMA foram no Strikeforce, mas ele já não tinha forças para a nova geração. Em seu penúltimo combate, foi finalizado por Roger Gracie. Fechou a carreira com 17 vitórias e 16 derrotas – só duas vitórias nos últimos 11 combates realizados.

Roger Gracie finalizou Randleman na penúltima luta do norte-americano no MMA

Randleman deixa três filhos.

Veja outros lutadores que dedicaram mensagens ao ex-campeão:

Minotauro: "Muito respeito ao Monstro Randleman pelo que ele fez ao esporte. Descanse em paz, guerreiro"


Wanderlei Silva: "RIP Kevin, esteja em paz. O mundo do MMA ficou mais triste! Que surpresa triste ! Vai em paz guerreiro!"

Dan Henderson: "Muito triste de ouvir sobre a morte de Randleman. Verdadeiramente uma das lendas do wrestling e do MMA. Meus sentimentos à família, amigos e todos que foram abençoados de viver com ele. RIP, Monstro"

Gina Carano: "O mundo perdeu um lindo homem hoje, que lutava com coração e contagiava com sua energia"

Jon Jones: "RIP Kev"

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA